Valorizar o que é nosso

A exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal”, da autoria de Pedro Inácio, museólogo e investigador, encontra-se na Galeria Manuel Artur dos Santos – Mercado de Sant’Ana – Leiria. A inauguração teve lugar no dia 26 de outubro pelas 16h00, contou com uma palestra do autor, na presença de cerca de 50 pessoas.

Como referido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria, “é uma exposição inserida no projeto ‘Água e Património’ que consiste na promoção e divulgação do importante património ligado à distribuição da água”. Através do vasto conteúdo fotográfico é possível ao visitante viajar por todo o país e conhecer os mais importantes aquedutos portugueses. A maioria destas edificações foi construída entre os séculos XV e XIX, pelos Romanos, e servia para transportar a água até às cidades, vilas e aldeias. A sua fisionomia possuía sempre arcos suspensos e a água era proveniente de lugares elevados de modo a que, através da força da gravidade, funcionasse corretamente. Alguns dos aquedutos foram até classificados como Património da Humanidade, pela UNESCO.

Outro dos objetivos da exposição é apelar a uma utilização mais racional deste recurso natural. “Com esta iniciativa, os SMAS de Leiria pretendem igualmente sensibilizar para o consumo mais sustentável da água”, reforçou Sandra Vieira, técnica superior desta empresa.

Segundo Sandra Vieira, a reação do público tem sido positiva. “Na cerimónia de inauguração constatámos que as pessoas gostaram do acervo fotográfico, enaltecendo a qualidade das fotografias”. A mostra fotográfica, que ilustra 21 aquedutos portugueses, anda em circulação pelo mundo desde 2011 e resulta de uma investigação que decorre há vários anos. A exposição estará em exibição até ao dia 30 de novembro e a sua entrada é gratuita.

Texto: Beatriz Matos | Cristiana Santos | Sofia Gonçalves