Novo edifício para a ESECS anunciado na abertura solene do ano letivo

A promessa de um novo edifício para a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) foi confirmada pelo presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, na sessão solene de abertura do ano académico de 2019/2020, que teve lugar no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, no dia 29 de outubro.

“No final da anterior legislatura, num compromisso que envolveu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho e Segurança Social, alcançou-se um entendimento que é importante concretizar e que passa pela construção de uma nova escola nos terrenos da prisão-escola”. O objetivo, assegura o presidente, passa por criar “um único campus académico em Leiria, tendo como contrapartida a requalificação dos pavilhões da prisão-escola e, simultaneamente, a resolução do problema do IEFP, que não tem infraestruturas próprias em Leiria”.

No seu discurso, o presidente do Politécnico de Leiria reforçou igualmente a importância dos inícios. “A abertura do ano letivo é sempre um momento marcante na academia, principalmente porque é um ato académico que assinala solene e simbolicamente a renovação e, simultaneamente, a esperança de muitos objetivos e sonhos”, referiu.

Esteve também presente no evento Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, que realçou, no seu discurso, o nível de excelência do Politécnico. “Queria felicitar os jovens que decidiram estudar no Politécnico de Leiria e transmitir-vos que aqui têm os melhores docentes e os melhores investigadores e que o Politécnico pode não ser uma universidade, mas tem a qualidade das melhores universidades”, garantiu a ministra.

Após os discursos, foram atribuídos os títulos honoríficos Professor Honoris Causa a Ana Abrunhosa e, a título póstumo, a João Vasconcelos, antigo secretário de Estado da Indústria, seguindo-se a entrega de prémios, bolsas e distinções. Houve ainda homenagem aos colaboradores com mais de 25 anos de serviço no Politécnico de Leiria, fechando com a atuação do Movimento “RegiArte” e cocktail de encerramento.

Texto: Joana Ângelo | Luna Silva | Maria Bucho | Sónia de Matos