Rodrigo Correia: Uma promessa do Jazz

Com apenas 19 anos, Rodrigo Correia, músico revelação do Bombarral e das Caldas da Rainha, conta com um reportório repleto de colaborações com grandes nomes da música nacional, como é o caso da banda Calema, Valter Guia, Tomás Marques e Francisco Murta.

O estudante de Contrabaixo Jazz da ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) toca vários instrumentos de cordas, tais como guitarra, contrabaixo e baixo elétrico. Confessa querer aprender a tocar piano e bateria, porque considera que “aprender mais instrumentos faz um músico mais completo, um melhor músico, não só mais um instrumentista”. Relativamente a este desejo, diz mesmo que “é como falar uma língua e querer aprender mais. Permite-te chegar a outros sítios que, se calhar, aquela língua não te permite. Depois, o timbre é diferente, o som é diferente, a satisfação que tens com um é diferente da que tens com o outro”. Para Rodrigo, a música é uma “forma prima” de expressão da sua personalidade, dos seus sentimentos, dos seus gostos e da forma como vê o mundo.

O percurso musical de Rodrigo Correia está sempre em progresso. Dos trabalhos realizados, destaca-se o desenvolvido com Francisco Murta (ex-concorrente do The Voice Portugal 2016), amigo de Rodrigo.

De momento, integra a banda Tomás Marques Quarteto, constituída também por Diogo Alexandre (baterista), Samuel Gapp (pianista) e Tomás Marques (saxofonista). Foi precisamente enquanto membro deste grupo musical que se candidatou e venceu o prémio Jovens Músicos na categoria de Jazz, no dia 27 de julho. O concurso nacional, orientado pela Antena 2 e pela RTP 1, constitui um marco na carreira do jovem, que levou para casa o prémio final: o reconhecimento por parte do Presidente da República e a oportunidade de realizar um concerto na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Texto: Liane Reis | Nicole Pereira | Tânia Ferreira