40 anos contados pelas paredes da ESECS

Como forma de homenagear os 40 anos da primeira instituição do Politécnico de Leiria, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), foi inaugurada, no dia 24 de outubro, a exposição “Assim nasce uma escola…”. As comemorações tiveram ainda continuidade no dia 9 de novembro nas instalações da escola.

A abertura oficial da exposição sobre a história da ESECS contou com a participação do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, da diretora da ESECS, Sandrina Milhano, e ainda com a presença dos docentes responsáveis pela coordenação da mostra, Alda Mourão e Catarina Menezes, e pelo respetivo design gráfico, Leonel Brites.

A celebração começou com uma conferência sobre a educação e o desenvolvimento, no auditório 1, por Justino Magalhães, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em que foi abordado o contributo da formação dos professores de Leiria para o panorama educativo nacional.

Seguiu-se a inauguração da exposição celebrativa, dividida em 2 partes. A primeira parte reflete a história da ESECS através do olhar da imprensa regional, documentos que se encontram disponíveis também em sites.ipleiria.pt/40anos, e a segunda consiste numa recolha de registos desde 1898, feita por Virgínia Ávila, professora da Universidade de Pernambuco. “Esta exposição visa definir-nos como instituição e dar a conhecer aos presentes e aos interessados a história da ESECS e do Politécnico em si”, referiu Sandrina Milhano. Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, reforçou, ainda, a importância quer do começo das coisas, quer do futuro. “É importante não esquecer a nossa génese e a nossa matriz identitária, mas sempre pensando no futuro”.

No dia 9 de novembro, a celebração do aniversário abriu com momento musical de ópera e incluiu a atribuição de prémios aos vencedores do concurso de escrita “Prosa e Verso”, terminando com o descerramento oficial da placa “Laboratório de Ciências Naturais Alzira Saraiva”, no respetivo espaço. Num breve discurso sobre a diversidade de áreas de estudo que a ESECS oferece aos seus estudantes, incluindo a parceria com o Instituto Politécnico de Macau, a diretora aproveitou ainda para reforçar um desejo especial, “em dia de aniversário, o aniversariante recebe prendas. Neste caso, o melhor que nos podiam dar era um edifício novo”, declarou.

Texto: André Silva | Carolina Frade | Francisco Constantino | Miriam Tormenta
Fotos: Centro de Recursos Multimédia (ESECS)