Ciclos de Comunicação voltam à ESECS

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria acolheu a 12ª edição dos Ciclos de Comunicação, entre 18 e 20 de fevereiro. O primeiro dia arrancou com a realização de uma conversa em direto na plataforma YouTube, que contou com o testemunho de diplomados da ESECS a trabalhar na área da comunicação e dos media.

Dora Matos, Marta Leite Ferreira, Nídia do Carmo, Pedro Pinto e Rui Sousa, moderados por Sara Nunes, do 3º ano, falaram sobre a sua experiência dentro e fora do curso. Discutiu-se o estado do jornalismo em Portugal, a produção de conteúdos, a importância de criar e de aproveitar oportunidades. O dia inaugural do webinar decorreu sob o mote «Só sei que agora já sei».

«Publicar ou não publicar? Eis a questão» foi o tema de conversa que ocupou, no segundo dia, os convidados Rita Marrafa de Carvalho, João Castro e João Estróia Vieira, moderados por André Ferreira e Paulo Agostinho. Debateu-se ainda a necessidade de promover o sentido crítico. Sobre o tópico, o editor do portal ‘Comunidade, Cultura e Arte’, João Estróia Vieira, referiu que “as pessoas não estão habituadas a procurar um significado para além da literalidade de uma imagem ou frase”. A jornalista Rita Marrafa de Carvalho afirmou, por sua vez, que «ofender as pessoas
pelas suas características tornou-se banal».

Na sessão de encerramento, Sara Júnior e Bruno Rego conduziram os convidados Helena Marteleira, Francisco Véstia e Joana Nabais numa conversa sobre influenciadores, Instagram, TikTok e fake news. Joana Nabais, da agência ‘Cheese Me’, destacou a utilidade dos influencers digitais quando apresentam ao público diversas questões e interpretações da realidade, alertando, porém, que “faltam influencers certos para comunicar alguns temas”.

A participação dos estudantes ajudou a dinamizar as sessões. Personalidades digitais, marcas, racismo, politicamente correto e eutanásia foram algumas questões que suscitaram o interesse da plateia. O evento foi transmitido em direto para as redes sociais.

Texto: Joana Ângelo | Maísa Cavalleri | Maria Bucho
Fotos: Organização Ciclos de Comunicação – estudantes do 3º ano da licenciatura em Comunicação e Media