Jovens do Politécnico de Leiria participam na ‘Missão País’

A localidade de Minde, em Alcanena, recebeu na semana de 15 a 22 de fevereiro cerca de 60 estudantes das várias escolas do Politécnico de Leiria, que se reuniram para participar na Missão País.

O projeto nasceu dentro da Academia em 2003, na Universidade Nova de Lisboa, e tem como objetivo inspirar jovens a viver a fé cristã. Segundo a tradição do evento, a cor eleita para 2020 foi terracota e o tema surgiu sob o lema “Desce depressa, fico contigo!”.

O programa convida grupos de jovens a partir para uma localidade, de Norte a Sul de Portugal, e a prestar apoio à sua comunidade, em várias áreas, consoante as necessidades. Em Leiria, os participantes dividiram-se em seis grupos, com diferentes tarefas, que passaram pela colaboração com lares de idosos, atividades com crianças, proximidade e companhia a quem vive só, melhoria de condições de habitação de uma família e concretização de uma peça de teatro.

“Além das atividades promovidas em cada comunidade, enquanto grupo de missionários, fomos todos os dias animar o intervalo da Escola Básica de Minde”, explica Matilde Tavares, chefe da missão do Politécnico de Leiria. O quotidiano incluiu também a participação em missas, vigílias e vários momentos de oração.

A adesão ao projeto tem vindo a aumentar, contando atualmente com 3370 participantes distribuídos por 60 missões a nível nacional. Batalha, Pedrógão Grande, Benedita e Barreira foram algumas localidades que, no distrito de Leiria, receberam a missão.

“Chegámos como 60 desconhecidos e no fim da semana saímos como uma grande família que está lá para tudo o que acontecer e para nos apoiarmos em todos os momentos”, resume Matilde Tavares.

Partilha, introspeção, entrega e compaixão são alguns sentimentos que acompanharam os estudantes missionários do Politécnico de Leiria, motivados pelos valores católicos e pelo contacto com o Outro.

Texto e fotos: Beatriz Matos| Cristiana Santos | Sofia Gonçalves