José Miguel Silva: Essência – Uma História de ‘Punk Blues’

“A imutabilidade do ser, quando mal interpretada, remete-nos para um conservadorismo exacerbado. (…) A essência é o que já fomos e o que esquecemos e relembramos, ou o que esquecemos e ainda podemos vir a ser.” É assim que José Miguel Silva introduz o seu terceiro livro Essência – Uma História Punk Blues, publicado em 2020.

José Miguel Silva, de 25 anos, surpreendeu com o seu novo livro, completamente diferente das obras anteriormente publicadas. Licenciado em Desporto e Bem-Estar pelo Politécnico de Leiria, José reside em Ponte de Sor, no Alentejo. Para além da escrita, dedica-se ao desporto, às artes marciais e ao teatro, estando sempre pronto para novas propostas e novos
projetos.

Desde muito cedo que o autor se apercebeu da capacidade que tinha para se expressar através das palavras. Optando maioritariamente pela poesia, o autor é capaz de transmitir sentimentos e sensações aos leitores de uma forma subtil e elegante, que ao mesmo tempo ronda a simplicidade e facilidade de leitura.

Depois de Caminhos, em 2015 e Sementes do Pecado, em 2017, José Miguel Silva resolveu surpreender com uma crítica social através da poesia, diferenciando-se assim do seu anterior registo, muito ligado à autorrevelação. Essência – Uma História Punk Blues é uma obra que se destaca pela forma como o autor usa os seus poemas para colocar grandes questões, não só filosóficas como também morais, a ‘flutuar’ na cabeça de quem os lê.

Através de poemas como “Ainda Somos Ejaculação?”, “Brigada do Politicamente Correto” e “Arquétipo da Criação”, o autor aborda temas que normalmente não são encontrados na poesia, como a religião, as normas sociais pelas quais muitos se regem e os desejos obscuros que não se conseguem controlar. “A essência é o que não deve ser mudado, mas que democraticamente tem sido malfadadamente moldado para servir o propósito de alguns, esquecendo o que fomos e não permitindo o desenvolvimento do que podemos vir a ser”, afirma o autor.

Essência aborda alguns dos grandes temas da nossa sociedade mas, na verdade, procura realmente realçar a essência do homem, do ser humano, essência esta que deve ser aceite e que deve ter espaço para se desenvolver para além dos muros da sociedade. Através da poesia, José Miguel Silva propõe uma reflexão sobre a existência e sobre o nosso papel no mundo.

Texto: Joana Ângelo | Maria Bucho