Universitários contra a pandemia

O combate à pandemia trava-se em várias frentes e, no que toca à adaptação ao ensino online, os universitários responderam à chamada. “Universitários contra a Pandemia” é uma iniciativa em que jovens voluntários dão apoio escolar a alunos do ensino básico que ficaram sem o sistema de ensino presencial.

Sara Amorim, estudante de Gestão Internacional, Sofia Saldanha, estudante de Política e Relações Internacionais, e Teresa Magalhães, estudante de Economia, todas na Universidade de Warwick, trouxeram para Portugal o projeto que teve origem em Espanha. Por cá, o projeto envolve 161 voluntários e cerca de 65 alunos e pretende mostrar como, juntos, podemos ultrapassar qualquer adversidade. Os universitários dinamizam o programa escolar dos alunos de 1º, 2º e 3º ciclos, disponibilizando o seu tempo e competências.

Os encarregados de educação destacam sobretudo a disponibilidade dos voluntários em ajudar os mais novos. Para Cristina Belo e o seu filho Mateus, trata-se de um projeto “extraordinário, que reúne gerações próximas numa transmissão de conhecimento académico e competências interpessoais, num contexto sem precedentes”.

Do lado dos universitários, há satisfação por poder ajudar. Eduardo Loureiro, estudante Gestão na Universidade Católica de Lisboa e voluntário na plataforma, explica o quão gratificantes e descontraídas são as aulas virtuais: “Não é uma aula, não é formal: dizemos piadas, estamos relaxados e ao mesmo tempo aprendemos e desenvolvemos competências comunicacionais”.

O processo de participação é simples. Quer os voluntários, quer os pais ou encarregados de educação dos alunos, inscrevem-se na plataforma online e, através dela, são colocados em contacto.

Texto: André Silva | Carolina Frade | Francisco Constantino | Miriam Tormenta