Início da jornada académica em ano diferente

No presente ano letivo, foi o mês de outubro a receber os estudantes que iniciam a caminhada universitária e consigo trazem muitas expectativas. Deixando para trás cerca de doze anos de escolaridade, o primeiro ano da universidade é um verdadeiro desafio para os jovens que se adaptam a novas circunstâncias, especialmente neste ano em que se exige dos estudantes maior sentido de dever cívico.

No seu primeiro ano de Enfermagem, Jéssica Coutinho, de 19 anos, espera que as suas expectativas correspondam à realidade, com o principal objetivo de prosseguir estudos na área que mais gosta, para ganhar autonomia e crescer enquanto estudante e futura profissional de saúde.

De entre todos os anos de ensino superior, o primeiro é também, quase sempre, aquele que mais põe à prova as capacidades, certeza e medos. Apesar de o início ser um desafio comum a todos os estudantes, cada experiência é individual e pode tomar rumos diferentes. Para Inês Mineiro, de 18 anos, estudante do 1º ano da licenciatura em Gestão de Eventos, houve apenas um diferente ritmo académico e não sentiu nenhuma mudança radical, incluindo as aulas à distância.

A comunidade estudantil tem vindo a ser gradualmente preparada para o uso das tecnologias na aprendizagem escolar, a começar pela plataforma Moodle, que permite estabelecer contacto com os professores, assim como ter acesso a conteúdos curriculares necessários. Ana Filipe, de 22 anos, caloira do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Intervenção social e Comunitária, sublinha que a plataforma Moodle funciona como uma ferramenta de fácil acesso e muito prática. No ensino superior parece ganhar uma dimensão maior pois torna-se o método mais utilizado na comunicação e troca de informação importante entre o aluno e o professor.

A adaptação ao ensino superior passa também pelos objetos e metodologias de estudo. Os manuais escolares obrigatórios dão lugar à pesquisa na bibliografia recomendada pelos docentes e o computador torna-se, mais do que antes, um companheiro diário, substituindo até alguns cadernos. A experiência de Inês Mineiro sublinha a importância de organizar matéria e realizar resumos em papel e, especialmente, no computador devido à sua versatilidade e facilidade.

Texto: Daniela Piedade | Mariana Cruz | Ruben Filipe
Foto: Scott Graham | Unsplash