Desporto Universitário tem início seguindo normas da DGS

Em colaboração com as Federações Desportivas de cada modalidade, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Federação Académica Desporto Universitário (FADU), o Politécnico de Leiria decidiu integrar as competições de desporto universitário da época 2020/2021. As práticas desportivas irão ocorrer de maneira atípica e com as devidas precauções.

Ao longo do ano foram muitas as dúvidas a ser levantadas, inclusive se o desporto universitário se iria realizar e em que condições. Para dissipar questões, a DGS emitiu um documento orientador para o desporto e competições desportivas, considerando as precauções necessárias para um regresso em segurança. É seguindo estas medidas que os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) retornam já no início deste ano letivo, com a particularidade de um arranque desfasado das várias modalidades, que não era habitual nos anos anteriores.

Um dos fatores que se destaca no documento da DGS é a classificação das modalidades consoante o seu risco (baixo, médio ou alto). A definição é feita tendo em conta critérios como o número de atletas, a distância física durante a partida e a existência de contato face a face.

A Técnica Superior do Setor de Desporto dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria, Cândida Bairrada, avança que até ao final de 2020 os desportos em competição serão o bodyboard, o surf, o duatlo, karting e natação. Quanto aos treinos, vão avançar em três modalidades: atletismo, andebol e futsal, tanto na equipa masculina como na feminina.

O treinador de atletismo Miguel Lucas expressa algumas preocupações e admite que o número de atletas em formação pode diminuir, podendo não se verificar a participação habitual nos anos anteriores. Além do fator adesão, Miguel Lucas refere que as condições do presente ano letivo irão afetar os atletas e explica que a falta de competições tem impacto negativo na motivação e desempenho dos jovens que participam nos CNU.

Texto: Catarina Nogueira | Mariana Bento | Mariana Gabriel