Politécnico de Leiria distinguido como Líder na Inovação

O Politécnico de Leiria foi considerado Líder na Inovação, na categoria “Institutos Politécnicos”, pelo Consumer Guidance Institute Portugal no ranking de 2017-2019, publicado no passado mês de outubro.

O relatório tem em conta o desempenho de instituições públicas e privadas em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e considera o número e qualidade das patentes registadas. Os 48,2 registos associados ao Politécnico garantiram-lhe o lugar de destaque entre os politécnicos nacionais e ainda o quinto lugar em duas categorias de patentes entre todas as instituições.

Para Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria, “as atividades de investigação e desenvolvimento fazem parte integrante da missão de qualquer instituição de ensino superior e não podem ser encaradas como algo desligado da atividade de ensino”.

As parcerias estabelecidas com empresas durante o processo de criação e registo de patentes são também um fator essencial que, nas palavras da vice-presidente, permite colocar o “conhecimento ao serviço da sociedade”.

Num futuro próximo, o objetivo é continuar o caminho realizado. Ana Sargento frisa a importância de “aumentar a produção científica de relevância” e de “promover uma maior integração entre investigadores de diferentes áreas disciplinares”.

Texto: Catarina Mendanha | Denys Yaremko