Universidade como objetivo

A passagem do Politécnico de Leiria a Universidade foi um dos temas abordados pelo presidente da instituição, Rui Pedrosa, no âmbito da Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2020/2021, realizada a 3 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva.

O evento serviu, também, para assinalar o 40º aniversário da academia leiriense, contando apenas com os oradores e os participantes homenageados. O Politécnico de Leiria disponibilizou a transmissão da sessão através do seu canal oficial de YouTube.

Rui Pedrosa salientou a necessidade de alterar a designação de Instituto Politécnico de Leiria para Universidade Politécnica de Leiria, enquanto requisito indispensável para outorgar o grau de doutor. No seu discurso, elegeu como um acontecimento relevante do ano de 2020 a aprovação da Universidade Europeia – Regional University Network, liderada pelo Politécnico de Leiria.

O responsável da instituição recordou, ainda, o subfinanciamento crónico que se agravou ao longo de 2020 devido a um aumento significativo da despesa e a uma diminuição da receita, sobretudo nos serviços de ação social.

“Este esforço para atrair e reter talento para a Região resultará em mais constrangimentos financeiros, caso não existam correções estruturais que hoje devem ser feitas em sede de discussão orçamental”, afirmou Rui Pedrosa.

O atual presidente da Cruz Vermelha, Francisco George, foi o convidado principal, tendo proferido a oração de sapiência intitulada “A Saúde dos Portugueses: Desafios”. O ex-diretor-geral da Saúde admitiu que a situação pandémica mundial estava longe de ser encarada como uma realidade concreta: “O Centro Europeu das Doenças não reconheceu, de início, este risco e, portanto, por simpatia, a questão não foi amiga de ter incentivado planos de contingência”.

O momento solene serviu para atribuir os Prémios Investigação e Desenvolvimento Mais Inovação do Politécnico de Leiria, em áreas como as Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Naturais e do Ambiente, Ciências Sociais e Humanidades e Ciências da Vida e Saúde.

A cerimónia contou com a atribuição de quatro títulos honoríficos e com momentos culturais dinamizados pelo Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez e pela cantora Cláudia Pascoal, antiga estudante do Politécnico de Leiria.

Texto: Beatriz Sousa | Laura Gordillo | Marta Gonçalves