Comunicar em tempos de incerteza

A 13ª edição dos Ciclos de Comunicação, evento organizado anualmente pelos estudantes do 3º ano da licenciatura em Comunicação e Media da ESECS, com o apoio dos professores, decorreu nos dias 18 e 25 de fevereiro e 4 e 11 de março. Este ano, devido à pandemia, o conjunto de palestras realizou-se em modo online e foi transmitido em direto no canal oficial do YouTube.

Com o título “Comércio: da rua para a rede”, o primeiro webinar promoveu uma conversa sobre a adaptação dos negócios ao mercado online e a importância dos conteúdos digitais. O painel contou com a presença de Alexandre Fonseca, presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital, e de Rui Santos, gestor da empresa Fishify.

O segundo webinar teve como mote a questão “Que jornalismo nos espera?” e colocou à conversa Ana Neves, correspondente da Agência Lusa em Bruxelas, Anselmo Crespo, diretor de informação da TVI, e Nuno Vargas, jornalista e especialista em estratégia digital. Durante a conferência abordou-se a organização dos jornalistas no Parlamento Europeu em tempo de Covid-19, de que forma é que a pandemia alterou o dia a dia das redações e quais as oportunidades que existem no jornalismo fora de Portugal. Na discussão sobre o futuro da área, as fake news mereceram destaque.

Brooke Van Dam, diretora de parcerias e educação da Seeboundless, Gil Martins, especialista em proteção civil, Sandra Vieira, responsável de comunicação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria (SMAS), e Ana Cláudia Filipe, assessora de imprensa na Câmara Municipal da Marinha Grande, constituíram o painel da terceira sessão dos Ciclos. Com o mote “Comunicar em tempos de incerteza”, o painel refletiu sobre as estratégias de comunicação em contexto pandémico.

O último webinar trouxe à discussão a temática “Um mundo fora da web” e dele fizeram parte Álvaro Covões, diretor-geral da Everything is New, Carlos Vaz Marques, jornalista, e Diogo Fernandes, produtor de televisão. Falou-se do impacto da pandemia na área da produção televisiva e do futuro dos setores cultural e editorial. No debate surgiram também críticas aos diferentes entendimentos da importância da cultura e das limitações impostas.

No balanço do evento, os finalistas destacaram a importância do espírito de equipa para a concretização dos Ciclos. Paulo Agostinho, professor que integra a equipa de coordenação, enalteceu o trabalho desenvolvido por todos: “Os meus parabéns aos alunos, tiveram um pensamento global, foram empenhados, não foram visíveis tensões que bloqueassem os processos e foram muito responsáveis”.

_
Webinares | YouTube dos Ciclos de Comunicação
Fotos e momentos importantes | Facebook e Instagram dos Ciclos de Comunicação

Texto: Catarina Mendanha | Iris Vieira | Mauro Chainho
Fotos gentilmente cedidas pelos oradores.