Rui Santos: Fishify, de um projeto académico para uma empresa

Natural de Peniche, Rui Santos desde cedo esteve ligado ao negócio piscatório através da sua família. Hoje, aos 23 anos, é o fundador e diretor executivo da empresa Fishify. Concluiu o ensino secundário na área de Línguas e Humanidades e ingressou depois no curso de Comunicação e Media na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Foi numa das unidades curriculares da licenciatura que nasceu a Fishify. Em “Projeto” desenvolveu a ideia de um negócio de venda de peixe, característico da zona de Peniche, onde existe a maior lota do país, que começaria numa loja física e se adaptaria depois ao mercado online.

Mais tarde, após ter tido a oportunidade de fazer estágio curricular num escritório de publicidade em Lisboa, percebeu que “não era muito bem aquilo que queria”. O seu sonho era ter o próprio negócio. Foram os conhecimentos adquiridos pela versatilidade do curso que permitiram alavancar os seus objetivos. A título de curiosidade concorreu no concurso PLATICEMAR, tendo sido premiado com o primeiro lugar do distrito de Leiria.

Com a grande competitividade do meio, o projeto Fishify ganhou vida no mercado de trabalho em sequência de grande esforço, dedicação e “imenso trabalho de muitas horas por dia”, como descreve Rui.

A situação pandémica obrigou a uma adaptação por parte da empresa, adicionando novos desafios e oportunidades. Aplicaram a estratégia de fidelizar os clientes da loja física para o mercado online, procurando também incentivar as gerações mais novas à compra.

Das aprendizagens que já leva como empreendedor destaca a importância de insistir perante as adversidades. “Vamos ter de ouvir muitos nãos e eu ouvi bastantes”, explica.

No futuro, o jovem empreendedor ambiciona expandir o seu negócio para uma peixaria com presença física em Lisboa, que afirma ser “o topo dos topos” nesta área, por ter um mercado bastante diversificado, com um grande número de possíveis clientes. Mas os objetivos não terminam aqui. Ampliar a sua equipa e “fornecer alguns hotéis e restaurantes” também fazem parte das suas futuras metas, indica Rui Santos.

Texto: Bernardo Pereira | Sofia Batista | Tomás Duarte