Programa 60+ debate educação e cidadania

As I Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania, organizadas pelo Programa 60+ e pela ESECS, decorreram a 8 de abril, em sessão online. O evento contou com a colaboração de todos os polos do Politécnico de Leiria e com a participação de João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, e Margarida Marques, deputada europeia.

As jornadas surgiram da vontade de criar um evento intergeracional, que promovesse o debate sobre cidadania e a reflexão sobre educação ao longo da vida. São também uma oportunidade para dar a conhecer aos estudantes mais jovens do Instituto o Programa 60+, destinado a pessoas com mais de 50 anos, em situação de reforma ou pré-reforma, com o desejo de integrar a comunidade académica.

A sessão explorou temas como a cidadania, o conceito de intergeracionalidade, a educação sénior e a inclusão. Filomena Carvalho, da organização, sublinhou a importância da cidadania de proximidade: “Não se trata apenas de fazer coisas no mundo, é ter consciência de um mundo a fazer-se connosco”. O evento terminou com os testemunhos de voluntários no projeto “AGILidades” e dos estudantes 60+.

João Sobrinho Teixeira destacou o Programa 60+ e o Politécnico de Leiria como um exemplo para que a sociedade valorize mais a formação e a cidadania, ideia também sublinhada pelo presidente do Politécnico. “O Programa 60+ visa uma estratégia com integração plena de todos e ter cada vez mais centralidade no contexto da educação e da cidadania, onde não existem barreiras”, sublinhou Rui Pedrosa.

Além das atividades formativas destinadas aos estudantes 60+, o programa irá dar continuidade online, até julho, às “Conversas de Fim de Tarde” sobre temas de cultura e sociedade, às “Visitas Virtuais 60+” a monumentos e a espaços emblemáticos do país, e ao “Clube de Cinema e Documentário”.

Texto: Ana Rita Nobre | Maria João Lemos | Mónica Padeiro