Lupin: Disfarce pela justiça

Baseada nas histórias de Arsène Lupin, personagem fictícia criada por Maurice Leblanc, a série Lupin da Netflix, estreada a 15 de janeiro de 2020, conta as aventuras de um “cavalheiro ladrão”, mestre no disfarce e na simulação: Assane Diop. Para tal, recorre a uma trauma que junta a comédia com momentos de tensão e inquietação.

A figura de Arsène Lupin apresenta uma personalidade aguerrida, misteriosa, bondosa e charmosa nas várias narrativas presentes no imaginário de Maurice Leblanc e que ganharam vida e sentido ao serem publicadas a partir de 1905. Omar Sy, ator escolhido para encarnar a personagem na série da Netflix, conseguiu fazer uma interpretação fiel e rigorosa do protagonista da fábula de Leblanc, sem nunca esquecer a sua própria perspetiva sobre as várias facetas de Arsène.

George Kay, produtor executivo britânico e criador da série da Netflix, decide contar a história de um patife que pretende, acima de tudo, vingar a morte injusta do seu pai, que faleceu na prisão após ter sido acusado de roubar uma joia aos Pellegrini, uma família francesa abastada. A par desta vontade de trazer dignidade à memória do pai, Assane Diop nutre um imenso amor pelo seu filho, no qual tenta suscitar o interesse pela intriga de Arsène Lupin, e pela sua ex-mulher, interpretada pela atriz Ludivine Sagnier. Durante o desenrolar dos acontecimentos, Diop tenta conciliar a paixão que sente pela sua família e a tentativa de conseguir provar que o seu pai foi tramado por Hubert Pellegrini, interpretado por Hervé Pierre. Para desmascarar Pellegrini, o protagonista da série conta com a ajuda da jornalista Fabienne Beriot, à qual a atriz Anne Benoît dá vida.

De forma a concretizar a tão desejada vingança, Assane Diop tem como base um livro com contos de Arsène Lupin, que lhe foi oferecido pelo pai com a finalidade de o tornar num autêntico mestre do disfarce.

Todo o percurso de Assane Diop é narrado através de movimentos de câmara rápidos e de planos de pormenor que suscitam nos espectadores verdadeiros cocktails de emoções.

Para já, a trama conta apenas com uma temporada de cinco episódios. No entanto, a Netflix já informou os fãs de uma das séries mais vistas de 2020 que podem esperar uma nova temporada no fim do primeiro semestre de 2021. Vamos aguardar.

Texto: Mauro Chainho | Catarina Mendanha | Iris Vieira