Villages on Move Go promove prática do exercício físico

Villages on Move é uma iniciativa que teve início em 2017 com Villages on move Baltic, nas vilas rurais da Finlândia. O projeto iniciou com o propósito de promover a atividade física e incentivar as pessoas para a prática do exercício físico nos locais mais remotos. Mais tarde, em 2019, surge a Villages on Move Network e é através de José Amoroso, professor de Desporto e Bem-Estar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, que o Politécnico de Leiria se torna um dos parceiros do projeto.

Atualmente, o Villages on Move Go procura debater, informar e promover as boas práticas de exercício físico, sobretudo no meio rural. Todas as semanas são realizadas entrevistas, a pessoas ligadas ao desporto, que ficam disponíveis no site e página de Facebook da iniciativa. Os entrevistados são designados por Fire Souls, um grupo de indivíduos capazes de transmitir os valores do projeto. José Amoroso refere a importância destas participações, valorizando as “histórias de vida que acabam por incentivar e mostrar um caminho e uma realidade que para muito é completamente desconhecida”.

Clara Leão, José Artur, Manuel Sousa e Sara Brito são alguns dos entrevistados contactados para falarem sobre a sua experiência na área da atividade física, incentivando a sua prática. “Quando ouvimos as outras entrevistas, vamos procurar saber mais sobre os entrevistados, encontramos coincidências de pontos de vista mesmo em áreas diferentes e isso enriquece o nosso próprio pensamento sobre o que estamos a fazer”, explica a professora de dança Clara Leão.

O projeto tem vindo a readaptar-se devido ao contexto pandémico, procurando tirar proveito das oportunidades que foram surgindo das restrições impostas e trabalhando em equipa para desenvolver novas iniciativas, como o Hackathon VOMGO IPLeiria, que vai decorrer a 16 e 17 de abril, com propostas de desafios a serem resolvidos pelos participantes e a promoção do desenvolvimento de artigos científicos.

José Amoroso anuncia que a iniciativa termina “no final deste ano civil”, mas que o objetivo de divulgar a atividade física e o desporto continuará, perspetivando-se uma nova fase de desenvolvimento do projeto.

Texto: Luis Ferreira | Margarida Policarpo | Nathalia Posada
Foto: Arek Adeoye | Unsplash