Ensino do jornalismo pelos olhos de quem vive a profissão

“Ensino do Jornalismo: entre a escola e a redação” foi o tema da conferência online organizada pela Associação Repórteres em Construção (REC) e a Comissão Europeia em Portugal. O evento realizou-se a 20 e 21 de maio e reuniu jornalistas, formadores, investigadores e estudantes da área.

Marcelo Rebelo de Sousa deu as boas-vindas aos oradores e participantes, salientando o papel do jornalismo enquanto pilar da democracia. Depois, a sessão “Os Desafios do Ensino do Jornalismo” contou com o investigador Eduardo Meditsch e a sua perspetiva história sobre os principais desafios do ensino nesta área.

“Quanto mais se elevar o nível de educação da sociedade, mais se poderá elevar o nível do jornalismo, no sentido de atender a um público mais amplo”, assegurou o investigador brasileiro.

No painel “Entre o curso e o mercado: o acesso à profissão”, António José Teixeira, diretor de informação da RTP, falou da importância de gostar de ser jornalista. “É muito importante que o jornalista seja uma pessoa informada, que leia, que veja, que procure, que ouça”, sublinhou. Pedro Leal, diretor de informação da Rádio Renascença, acrescentou que, “se a atitude for a certa, o progresso profissional acontece naturalmente”.

A conferência ficou, também, marcada pela intervenção de Jacinto Godinho no âmbito do painel “O Ensino da Reportagem em Portugal e a Experiência REC”, o projeto colaborativo que visa complementar a formação de estudantes do ensino superior na área do jornalismo. O jornalista da RTP defendeu que “o repórter não é aquele que viaja, mas aquele que nos faz viajar”.

Na sessão intitulada “Noticiar a União Europeia por atuais e futuros jornalistas”, no dia 21, partilharam-se histórias da profissão. No fim do dia foram reveladas as três reportagens selecionadas no âmbito da iniciativa ReportEU.

O projeto REC reúne diversas instituições de ensino do jornalismo em Portugal. Os trabalhos produzidos pelos estudantes são publicados online em parceria com a Rádio Renascença.

Texto: Valentina Guedes
Foto: Utsav Srestha | Unsplash