Projeto coordenado por docente da ESECS ganha prémio

O projeto “Danças de Porto de Mós”, desenvolvido pelo Município de Porto de Mós em colaboração com o Politécnico de Leiria e com a Associação de Ranchos Folclóricos, venceu o prémio “Autarquia do Ano 2020/2021”, na categoria de Cultura e Património – Danças e Artes Performativas.

Marisa Barroso, coordenadora do projeto e professora da ESECS, considera a premiação “justa, por todo o empenho e trabalho realizado”, assumindo que o prémio veio dar “ainda mais força e motivação” para o desenvolvimento da iniciativa. O reconhecimento da “competência” do trabalho realizado é também um fator importante, trazendo consigo novos apoios e mais pessoas interessadas no tema.

“Danças de Porto de Mós”, iniciativa nascida em 2018, surge integrada no projeto “Salvaguardar as Danças Tradicionais e Populares Portuguesas”, com o objetivo de preservar as danças tradicionais, levando-as até às pessoas de forma a mantê-las vivas. Segundo Marisa Barroso, a importância deste projeto traduz-se também no desenvolvimento sociocultural da comunidade, utilizando as danças tradicionais como meio de disseminar a cultura da região, em vez de se limitar a sua passagem apenas de geração em geração.

Após a conquista do prémio, a iniciativa “Danças de Porto de Mós” continuará a aprofundar o seu estudo na área das artes performativas, tendo como objetivo a curto prazo a gravação de um CD. A docente da ESECS destaca, ainda, a etapa de passagem da iniciativa para os palcos, de modo a contactar com mais gente e chegar cada vez mais perto do público.

Texto: Filipe Santiago | Miguel Carreira | Rafael Dutra | Rafael Santos