Iniciativa de cocriação juntou entidades locais ao Politécnico de Leiria

Doze equipas de estudantes e ex-estudantes do Politécnico de Leiria passaram os últimos dois meses a trabalhar ao lado de entidades locais para resolver desafios, integrados na abordagem multidisciplinar do projeto Demola e da iniciativa “Link Me Up: 1.000 ideias”.

Colaborador da iniciativa e docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Vítor Ferreira descreve o Demola como “uma plataforma de desafios de inovação internacional que reúne estudantes e marcas líderes”. Inicialmente desenvolvida na Finlândia, a iniciativa encontra-se atualmente em mais de 50 universidades de 18 países diferentes. O “Link Me Up: 1.000 ideias” é um projeto que incorpora 13 politécnicos e promove o empreendedorismo dos estudantes através da plataforma Demola.

Os desafios propostos incluíram diversas áreas de atuação, como a educação, o ambiente, a saúde ou a economia. “Technology Innovation in wound treatment” foi um dos projetos desenvolvidos, no qual os estudantes procuraram integrar novas tecnologias no tratamento de feridas. Outro exemplo é o “Ocean 2U”, que pensou novas abordagens ao consumo de frutos do mar. Com foco na preservação dos recursos naturais, a iniciativa “Li(S)ustain – Depolluting a River” levou uma equipa a trabalhar soluções para a despoluição do rio Lis.

Patrícia Carvalho, estudante do segundo ano da licenciatura em Biologia Marinha e Biotecnologia, foi participante da equipa “Li(S)ustain”. Sobre a sua experiência, Patrícia diz ter sido enriquecedora e marcada pela partilha de ideias e conhecimentos. Para Catarina Abrantes, estudante que integrou a equipa do projeto “Ocean 2U”, tratou-se de uma oportunidade muito positiva. As duas participantes acreditam que os resultados obtidos podem contribuir com soluções interessantes para a comunidade, não só do Politécnico de Leiria, mas também da região e do país.

Aos interessados em participar em edições futuras do “Link Me Up: 1.000 ideias” e do Demola Global, Vítor Ferreira aconselha: “Arrisquem… saiam da zona de conforto. Aprendam a trabalhar com colegas de muitas áreas diferentes, usem novas metodologias e usem a vossa criatividade, pois é o vosso maior ativo”.

Catarina Abrantes reforça, também, o apelo à ação: “Inscrevam-se. Não tenham receia de não estar à altura do desafio. Quem está envolvido em projetos de cocriação adquire diversos conhecimentos e eventuais contactos para o futuro”.

Atualmente não é conhecida a data para a próxima edição do “Link Me Up: 1.000 ideias”, mas o site oficial mantém todas as informações atualizadas em relação aos eventos futuros.

Texto: Ana Rita Garcia | Inês Fonseca | Marina Fonseca