Politécnico de Leiria promove Desafios Dourados

A iniciativa Desafios Dourados, organizada pelo Politécnico de Leiria, decorreu nos meses de abril e maio, com o objetivo de angariar fundos para a Associação ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

Susana Mendes, professora na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) desafiou os Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria para organizarem e promoverem a participação da comunidade académica no evento Desafios Dourados, composto por duas iniciativas: o Quiz Dourado e os Quilómetros Dourados.

A 29 de abril, a comunidade académica foi convidada a participar num quiz online, via Zoom, composto por “80 perguntas de cultura geral, em que o valor do donativo reverteu na íntegra para a associação ACREDITAR”, segundo Cândida Bairrada, coordenadora técnica do setor do Desporto do Politécnico de Leiria que organizou e promoveu os Desafios Dourados. Esse valor do donativo foi angariado através das inscrições. Aquando da inscrição, as pessoas tiveram de doar 2 a 5 euros, a reverter para a associação.

Por sua vez, os Quilómetros Dourados realizaram-se entre os dias 3 e 14 de maio e tiveram como objetivo incentivar a comunidade académica a adotar um estilo de vida ativo e a percorrer “quilómetros: a andar, a correr, a nadar ou de bicicleta, em casa ou na rua, sozinho, com a família ou amigos”, como explica Cândida Bairrada. Nesta prova, estiveram presentes a corrida, a caminhada, a bicicleta ao ar livre e a bicicleta virtual (bicicleta normal fixada num suporte, a partir da qual é possível pedalar sem sair de casa através de realidade virtual). No total, os participantes percorreram cerca de 870 quilómetros. O vencedor dos Quilómetros Dourados, Guilherme Henriques, percorreu aproximadamente 600km.

Estes eventos contaram com a participação de funcionários, professores e alunos do Politécnico de Leiria. Os vencedores do Quiz Dourado foram Luís Coelho (1º lugar), Romain Gillain (2º lugar) e Ana Duarte (3º lugar), enquanto no desafio dos Quilómetros Dourados estiveram em destaque Guilherme Henriques (1º lugar), Lino Ferreira (2º lugar) e Susana Mendes (em 3º lugar). Estes participantes receberam um certificado da Associação Acreditar e vários brindes surpresa do Politécnico de Leiria. A organização faz um balanço positivo do evento e, segundo indicação de Cândida Bairrada, o futuro deverá trazer iniciativas semelhantes.

Texto: Beatriz Sousa | Laura Gordillo | Marta Gonçalves
Imagem: Site Politécnico de Leiria