“Nós. Vocês. Toda a gente.” é a terceira edição de ‘Ópera na Prisão’

A iniciativa “Ópera na Prisão”, que junta jovens reclusos em processo de integração na sociedade, apresenta novo espetáculo no próximo dia 19 de junho, no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPL-J). “Nós. Vocês. Toda a gente.” é o nome da produção que servirá de preparação para um evento a realizar em 2022.

A terceira edição do projeto da Sociedade Artística Musical de Pousos (SAMP) traz novidades. Além de ter passado a integrar tecnologias de realidade virtual aumentada, internacionalizou-se, fazendo agora parte do projeto Traction, um consórcio europeu que inclui o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e a Irish National Opera.

A obra é definida por Paulo Kellerman, em comunicado da SAMP, como uma mistura de “dramatismo e humor”, que aborda temas como “a liberdade, a importância do sonho e da arte, a omnipresença do preconceito, o desinteresse em ouvir o outro ou o direito à felicidade”. Para além dos reclusos, participam os solistas Carla Simões (soprano), Cátia Moreso (mezzosoprano) e André Henriques (baixo/barítono).

Clara Leão já colaborou com o projeto “Ópera na Prisão”, criando coreografias com a sua Escola de Dança. Agora, assume funções na área de avaliação. Da sua experiência, destaca a importância da iniciativa para os reclusos, que “sentem muito a possibilidade de criar, de se expressar, e de comunicar o que pensam e sentem”, dando-lhes a oportunidade de compreender que “têm toda a capacidade para se envolverem, e serem levados a sério”.

Para quem assiste, também há impactos. A maioria das pessoas “passa a olhar para os reclusos simplesmente como os rapazes que são, comove-se com aquilo de que são capazes e percebe que, finda a pena, eles podem e devem ter o lugar que procurem na sociedade, livres do estigma”, refere Clara Leão.

O projeto é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian com o programa PARTIS, pela Fundação Caixa Agrícola de Leiria e pelo Portugal Inovação Social.

Texto: Carolina Vilaça | Mariana Ferreira | Matilde Rego
Foto: Facebook – SAMP