Europa e América Latina unidas através da educação

A X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) proporcionou o debate e a partilha de conhecimento entre investigadores e profissionais ligados ao contexto educativo em diversos países europeus e latino-americanos. Na sessão de abertura do encontro organizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), entre 28 e 29 de maio, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, realçou a importância destes momentos para aprofundar conhecimento e a necessidade de formação que complemente os diversos ciclos de estudos.

Em sessão plenária, Romain Gillain, docente da ESECS e membro da Comissão Organizadora, destacou o investimento feito em Espanha na área das línguas, sugerindo que “deveria haver mais investimento público [em Portugal] para que toda a gente tenha acesso ao ensino democrático das línguas”.

Além das sessões paralelas onde foram apresentadas múltiplas abordagens do fenómeno educativo, o primeiro dia foi dedicado à apresentação de experiências e olhares em relação à inclusão e motivação do ensino de línguas entre adultos.

Pablo Estévez abordou, por sua vez, os motivos que levam um estudante a abraçar a carreira de professor, uma espécie de “vontade de mudar o mundo”. Para o psicólogo em contexto escolar e formador, trata-se de uma predisposição que é mais fácil de desenvolver quando a aula é encarada como “um elemento vivo, em que os alunos se sentem integrados, ouvidos”.

Sob o tema “Intencionalidade educativa nas tarefas matemáticas”, Miguel Ribeiro, docente da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, vincou o facto de as crianças gostarem de matemática quando a entendem e a importância desse entendimento nos mais velhos.

A segunda jornada de debate abarcou temas como a educação ambiental, as metodologias na construção de políticas públicas e a gestão curricular em áreas como a matemática. A conferência terminou com o testemunho de Nádia Ferreira, membro da Direção-Geral da Educação.

Texto: Beatriz Vieira | Júlia Chang | Randeson Lima | Valentina Guedes
Foto: Thought Catalog | Unsplash