O dilema das redes sociais: A verdade sobre o sistema

Especialistas em tecnologia e profissionais da área exploram o mundo das redes sociais, alertando para o impacto devastador que podem ter para a Humanidade. O resultado da investigação feita em 2020 é O dilema das redes sociais, documentário da Netflix que conta com Skyler Gisondo, Kara Hayward e Vincent Karthesier no elenco.

Com a crescente presença das redes sociais nas nossas vidas, tornaram-se tão necessárias que não podemos viver sem elas. Será que são meras ferramentas? Como é que os seus criadores geram dinheiro para continuar a prosperar nesse mercado? O documentário da Netflix descreve estratégias para manter os utilizadores “presos” à rede, à medida que os anunciantes ganham dinheiro através da publicidade. “Se não pagas por um serviço, é porque és o produto”, reforçam vários especialistas.

Quando aceita os termos e condições sobre qualquer serviço online, a maioria das pessoas não presta muita atenção ao que está a autorizar. Muitos termos e condições estão destinados a armazenar informações pessoais, como acontece no Facebook, Instagram ou Twitter. Saber tudo sobre as nossas vidas, onde vivemos, os nossos amigos próximos ou o que estudamos torna-se relevante para as marcas que querem promover e vender os seus produtos. O papel das redes sociais é direcionar a publicidade aos públicos-alvo certos através de algoritmos e, assim, construir o feed de cada utilizador e potencial consumidor.

O aumento de utilizadores é constante e preocupante e, com a pandemia, agravou-se o nível de dependência das tecnologias, ao ponto de comprometer a privacidade de cada um. O documentário confirma que os jovens são mais propensos a apresentar uma adição às redes sociais, o que cria ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Os utilizadores refugiam-se num mundo imaginário que não existe além dos ecrãs, procurando adaptar-se aos perfis dos seus influencers favoritos, e criando uma geração moralmente insegura.

São ainda abordadas as consequências sociais e políticas das redes, como os populismos e os fenómenos de fragmentação social.

O dilema das redes sociais deixa-nos intrigados e desafia-nos para fazer um consumo mais consciente da tecnologia, num título imperdível para os amantes da verdade dos factos.

Texto: Luis Mateo | Tiago Ribeiro | Pedro Fernandes