All the Bright Places: É importante pedir ajuda

All the Bright Places é um drama romântico de 2020, em que dois jovens que estão a passar por momentos difíceis criam uma forte amizade quando se conhecem e começam a visitar lugares maravilhosos do estado de Indiana, nos Estados Unidos. 

Violet está a enfrentar um momento de luto após a sua irmã falecer num acidente de carro e, numa manhã, encontra-se à beira de uma ponte e prestes a saltar. Ao encontrá-la, Theodore consegue dissuadi-la. Após este acontecimento, o jovem investiga o que aconteceu e tenta aproximar-se. 

Dias depois, o professor de geografia de ambos propõe um trabalho que consiste na pesquisa sobre lugares deslumbrantes do Indiana, falando sobre eles e explicando o significado desses sítios. Violet propõe-se a fazer o trabalho individualmente, mas o professor não autoriza. Então, decide juntar-se a Theodore, após muita insistência por parte dele. A partir desse momento, a amizade de ambos torna-se um forte e inseparável laço.

Juntos visitam lugares maravilhosos e é com a ajuda de Theodore que Violet consegue superar a depressão que enfrenta e recupera a alegria. Até o medo de conduzir é superado, depois das viagens feitas durante o processo de pesquisa para o trabalho da escola. 

Enquanto a saúde mental de Violet melhora, a de Theodore piora e ninguém à sua volta repara. Apesar de não o mencionar, o adolescente também enfrenta um momento difícil, marcado pela ausência da mãe e por dificuldades de relacionamento com os colegas, que o acham estranho e perigoso. O jovem sofre de transtorno bipolar e, a cada crise, desaparece por dias sem avisar ninguém e volta sem dar uma explicação, o que começa a preocupar Violet, mesmo que os seus amigos garantam ser normal nele.

O facto de o jovem não conseguir falar sobre o seu problema e de não receber ajuda leva-o a desaparecer de vez, sem regressar. Violet percorre todos os sítios que ambos visitaram e acaba por encontrar Theodore já sem vida.  

Violet termina o trabalho sozinha e apresenta-o, mencionando as várias coisas que Theodore lhe ensinou, uma delas a seguir em frente. E, apesar de ter perdido mais uma pessoa, ela prossegue com a sua vida, regressa aos sítios que visitaram juntos e reaproxima-se dos amigos. 

Este não é um filme romântico com um final feliz entre os dois jovens, muito pelo contrário. O objetivo é chamar a atenção para os problemas de saúde mental, ao retratar problemas sérios e atuais na vida de vários jovens. Alerta para a incapacidade de alguns jovens, que sofrem de transtornos mentais, falarem sobre o que sentem e, por isso, não receberem a ajuda necessária, podendo levar a desfechos trágicos. Além disso, esta longa-metragem mostra a importância das amizades no bem-estar individual e, sobretudo, dos pedidos de ajuda quando algo não está bem. 

Texto: Daniela Reis | Bernardo Pereira | Leonardo Silva | Mariana Braz