Emoções, artes e intervenção em debate na ESECS

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria recebeu a 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, nos dias 28 e 29 de abril. A edição foi dedicada ao tema “Crianças e jovens em risco” e decorreu em formato misto.

O intuito desta conferência passou por criar “um espaço de reflexão e de partilha de práticas entre investigadores, professores e práticos, ou seja, pessoas que “trabalham no terreno”, como esclareceu Lúcia Magueta, docente da ESECS, membro da Comissão Organizadora. Quanto aos objetivos do evento, Lúcia Magueta refere a importância do evento para “ajudar a refletir sobre o papel do desenvolvimento emocional no desenvolvimento enquanto indivíduos”.

A realização da conferência na ESECS torna-se ainda mais pertinente face à formação prestada na instituição. “A nossa escola oferece vários cursos que se situam nestas áreas, sendo o contexto ideal para se fazer esta reflexão em torno do papel da educação emocional e das artes no desenvolvimento emocional”, explica Lúcia Magueta. A multidisciplinaridade foi também, por isso, um dos eixos do evento, envolvendo as áreas da educação, do trabalho social e da saúde.

O evento contou com a presença de convidados especialistas no contexto das crianças e jovens em risco, como Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança. Esteve também presente a coordenadora do programa Internet Segura, com uma abordagem a problemáticas relacionadas com os riscos associados ao uso das tecnologias, área da saúde e do desenvolvimento humano.

Texto: Daniela Lala | Jocieline Moreira | Marta Pereira
Foto: Facebook da ESECS