Glória: O paralelo entre guerras

A minissérie portuguesa Glória é a primeira produção portuguesa para a Netflix, coproduzida pela RTP e SPI, em 2021, e criada por Pedro Lopes. É um thriller de espionagem e ação, passado em Portugal, numa pequena vila do Ribatejo denominada Glória. Baseada em factos reais, retrata o Portugal dos anos 60, durante a ditadura do Estado Novo e no decorrer da Guerra Fria.

Em dez episódios, o ator Miguel Nunes interpreta o personagem principal, João Vidal, filho de um secretário de Estado, que serviu na guerra colonial em África. João vai trabalhar como engenheiro para a RARET, uma rádio de transmissão instalada pelos americanos, que emitia notícias, programas e músicas proibidas na Europa de Leste, tentando assim combater o comunismo. Ao mesmo tempo, o protagonista era recrutado pelo KGB, após ter servido na guerra colonial, onde esteve em contacto com o regime comunista, para ações de espionagem durante o seu serviço na RARET.

Com uma vida dupla, João enfrenta vários dilemas devido às missões que lhe são propostas pelo KGB. Em simultâneo, tenta manter uma boa relação com a pequena comunidade da vila e com a sua família, seguidores das ideologias do regime salazarista e apoiantes do lado dos americanos. No seu recrutamento para o KGB, a agente Mia, interpretada por Victoria Guerra, que também seguia uma vida dupla na RARET, é quem vê o potencial de João para o trabalho. É neste ambiente que criam uma ligação mais íntima, porém Mia acaba por desaparecer misteriosamente. Encontrar a agente passa a ser o objetivo pessoal de João.

Habitualmente sem muita visibilidade no estrangeiro, o cinema português pode ganhar reconhecimento
internacional através de Glória, alavancado pelo alcance da plataforma de streaming Netflix. O elenco da série é recheado de atores e atrizes bem conhecidas do público português, destacando-se, além dos protagonistas, o trabalho de Carolina Amaral, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro e João Pedro Vaz.

Texto: Ana Beatriz Antunes | Ana Carolina Gonçalves | Catarina Gonçalves | Ema Marques