Festival de Teatro Ofélia volta às Caldas da Rainha

A 11.ª edição do Festival de Teatro e Artes Performativas, organizada pelo 2.º ano do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, realizou-se nas Caldas da Rainha, entre os dias 4 e 7 de abril. O programa, que incluiu 25 workshops, peças de teatro e um debate sobre a importância do teatro para a cultura portuguesa, teve apoio do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), do Politécnico de Leiria e dos Silos Contentor Criativo.

Com a sua primeira edição em 2009, o festival procura dar espaço à promoção do trabalho dos estudantes da ESAD.CR e à criação artística, em partilha com outras escolas de arte, explorando toda e qualquer maneira de fazer teatro.

As peças teatrais, que retrataram diversos temas, foram a maior atração desta edição. “A Vida em Stockport”, uma peça contemporânea original de Simon Stephens, foi um dos espetáculos do programa, representado por seis alunos do 2.º ano do curso de Teatro da ESAD.CR. Interpretada no pequeno auditório do CCC, a peça conta a história de Katie, uma mãe solteira, e de John, o homem conservador pelo qual se apaixona, representados por Tatiana Carriço e Gabriel de Castilho, ambos organizadores do festival Ofélia.

Tatiana Carriço realça a dificuldade em representar esta protagonista: “O texto era enorme e a personagem não tem nada que ver comigo, mas isso é desafiante”. Já Gabriel de Castilho afirma que a sua maior dificuldade foi dar conta da grande disparidade entre a sua maneira de pensar e a da personagem.

A pandemia de Covid-19, que impediu a realização da edição de 2020 e condicionou as sessões presenciais do programa em 2021, foi um fator a ser tido em conta no festival deste ano. Apesar da boa notícia do regresso físico aos palcos e plateias, Tatiana Carriço refere que isso levou a que tivessem de “pensar no limite de pessoas em cada sala, criando fichas de inscrição”. A presente edição demarcou-se da anterior pelo regresso da plateia ao festival, deixando de ser maioritariamente virtual.

O balanço do evento foi positivo. Tatiana Carriço demonstrou satisfação pela adesão do público e pelos comentários favoráveis.

Texto: Inês Costa | Francisco Gordo | Nicole Santos | Tiffany Sérgio
Foto: Nicole Santos