TattooArtes regressa ao centro de Leiria

Depois de dois anos de confinamento, o evento TattooArtes regressou ao Mercado de Sant’Ana, entre os dias 6 e 8 de maio. Organizado pela Seven Tattoo Leiria e pela APTS – Associação de Profissionais de Tatuagem e Similares, juntou tatuadores e outros profissionais de vários sítios do país e atraiu pessoas com interesse por estas artes.

Teresa Rufino, uma das organizadoras da iniciativa, descreve o ambiente deste projeto como sendo “familiar e um momento de amizade, partilha e conhecimento”, referindo ainda tratar-se de uma altura do que aguardam com ansiedade.

Relativamente aos tatuadores, há quem marque presença desde a primeira edição e quem seja estreante neste festival. Orlando Esperto e Sónia Santos, dois tatuadores da Marinha Grande, afirmam que o evento “merece ser apoiado” e sublinham a importância de participar. “Acaba por nos dar visibilidade enquanto tatuadores”, referem. Para além do ambiente tranquilo, destacam a “troca de experiências e de contactos”, uma forma interessante de aumentar a rede de conhecimentos. “Leiria está a ser muito inteligente em apostar na cultura”, consideram os tatuadores.

Erick Caldas foi outro dos artistas presentes e descreveu o TattooArtes como “um mundo diferente”. Considera que, muitas vezes, as pessoas tatuadas são vistas como “loucas”, mas, quando estão naquele ambiente, percebe-se que são “todos iguais”. Erick entende que este projeto revela uma “maior abertura” na agenda cultural de Leiria, que “ajuda no desenvolvimento da própria cidade”. 

O festival é não só vantajoso para os tatuadores, como também para os clientes. Muitas pessoas ali presentes optaram por serem tatuadas no evento motivadas pela experiência e também para ajudar os tatuadores no seu trabalho. Houve quem o considerasse uma experiência de vida única, uma vez que, no estúdio, normalmente, já se vai com uma ideia pré-definida relativamente à tatuagem, enquanto no evento as pessoas procuram a espontaneidade. Iara foi uma das pessoas a marcar a sua visita com uma tatuagem. “Estamos todos aqui para o mesmo, o que torna o ambiente mais confortável”, explica.

Texto e fotos: Diana Regueira | Margarida Fonseca | Miguel Rolo | Rebeca Martins