Caminhos do Desporto Universitário vão dar ao Politécnico de Leiria

Leiria e Marinha Grande acolhem, de 15 a 27 de maio, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU). São esperados mais de 2000 atletas vindos de instituições de ensino superior de todo o país.

O Politécnico de Leiria, em parceria com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e com o apoio dos municípios de Leiria e Marinha Grande, vai atribuir 11 títulos de campeão nacional universitário, nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol, rugby 7 e futebol 11. Cândida Bairrada, responsável pela organização das fases finais daquela que é a maior competição multidesportiva universitária, assegura que este será “um dos marcos mais importantes na história da instituição”.

No âmbito da organização do CNU 2022, todas as modalidades de desporto coletivo praticadas no Politécnico de Leiria tiveram apuramento direto para as fases finais. Tiago Simões, capitão da equipa de futsal e mestrando em Engenharia Informática, admite que existe alguma ansiedade: “Não sabemos o que esperar das outras equipas”.

Por outro lado, Miguel Carvalheiro, treinador de basquetebol masculino e feminino, vê no apuramento direto uma oportunidade única para ir às provas finais. “Vamos mesmo pela experiência. Aproveita-se para divulgar o basquete e depois… é jogo a jogo”, explica.

Aos atletas do Politécnico de Leiria, Cândida Bairrada deixa uma mensagem importante: “Esperamos que aproveitem o excelente espírito do desporto universitário e, se com isso resultarem títulos e/ou lugares de pódio, tanto melhor. Serão sempre um orgulho para o Politécnico de Leiria”.

Antes da edição de 2022 dos “nacionais” universitários, Cátia Pereira competiu na prova de 10km do Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato, realizado a 12 de março, em Aveiro. A estudante de Dietética e Nutrição, da ESSLei, alcançou o 25.º lugar, entre 150 atletas, tendo a sua prestação sido fundamental para a seleção portuguesa conquistar o 6.º lugar a nível coletivo.

Outras prestações dos estudantes do Politécnico de Leiria merecem igualmente destaque no âmbito de algumas competições que se realizaram desde o início do ano letivo, nomeadamente no atletismo/pista coberta (três medalhas de ouro, três de prata e três de bronze), karting (prata) e judo (uma medalha de prata conquistada no início deste mês).

Texto: Ana Carvalho | Ana Salina | Beatriz Conceição | Constança Vieira
Foto: Marcos Paixão