Politécnico de Leiria dinamiza International Week 2022

A International Week 2022 decorreu de 9 a 13 de maio, nos campi do Politécnico de Leiria. A semana incluiu um programa de desafios e oportunidades dirigido a todos os docentes e não docentes que elegeram a instituição como espaço para desfrutarem do seu intercâmbio académico e cultural.

O evento foi também composto pela Open Staff Week, que contemplou workshops e atividades desportivas e de bem-estar focadas nos temas da saúde mental, física e emocional. As atividades foram desenvolvidas por estudantes do 1.º ano da licenciatura em Desporto e Bem-Estar e em Tradução e Interpretação Português/Chinês – Chinês/Português, sendo explicadas em inglês, para que os diferentes participantes conseguissem acompanhar as atividades estipuladas.

Teve como objetivo juntar um grupo diversificado de participantes, de várias nacionalidades, para se envolverem em experiências interculturais significativas e de enriquecimento pessoal e profissional. Entre as atividades do programa, destacou-se a componente lúdica e de entretenimento, sem esquecer as tradições. “Vai haver danças moçambicanas, jogo da macaca, jogos chineses, jogos são-tomenses, jogo do elástico, jogo da galinha e jogo do mata”, indicaram Érica e Jéssica, estudantes da licenciatura em Desporto e Bem-Estar e voluntárias do evento.

A organização da International Week 2022 preparou um programa com reuniões entre pares, eventos culturais, feira dedicada ao networking, visitas às várias escolas e laboratórios. A propósito das viagens, um dos participantes realçou a sua importância para, além de conhecer o Politécnico de Leiria, “descobrir a região”, sublinhando o bom tempo meteorológico que se fez sentir.

Na visão do público, o evento promoveu um ambiente “bastante amigável”, com oportunidades para “conhecer pessoas de diferentes países e de diferentes universidades”. Esta foi a opinião partilhada por participantes belgas, que tiveram conhecimento do evento através de um e-mail e cuja experiência suscitou a vontade de fazerem Erasmus na instituição.

A edição deste ano, inteiramente presencial, contou com 105 inscrições até 31 de março, data limite para o registo. Destas, apenas foram admitidas 70 participações, devido à aplicação de regras de ocupação de espaços, no contexto da pandemia de Covid-19.

Texto: Mariana Ascenso | Mariana Braz | Tatiana Caetano | Tatiana Duarte
Fotos: redes sociais da organização