É possível não gostar do verão!

O verão é a estação do ano preferida da maioria das pessoas. Pois. Mas eu não sou uma dessas pessoas. Odeio o verão. Odeio tudo o que tem a ver com o verão. Para mim, é a pior estação de todas. Odeio o calor, odeio a praia, odeio a piscina, odeio tudo o que se associa ao verão.

Comecemos pelo horário. Uma das piores coisas. Os dias ficam tão grandes, que se tornam cansativos. Nunca há nada interessante para fazer. E, com o horário alargado, vêm as horas infinitas na praia. Como é que alguém consegue estar na praia um dia inteiro? Impensável. Estar deitada na toalha e de vez em quando ir molhar os pezinhos não é para mim. Também não resulta levar livros, porque, verdade seja dita, com aquele barulho todo, ninguém consegue ler na praia. Já para não falar que, no fim do dia (interminável), ou apanhamos um valente escaldão ou estamos feitos croquetes (quando não são os dois). A melhor parte de um dia de praia, para mim, é quando arrumamos as tralhas e vamos embora.

Noites. Dormir no verão… Quem consegue?! É tal o calor que não sabemos como estar. Não temos ar fresco, não temos posição para dormir. Acordamos encharcados em suor e cheios de sede, ou então picados por um qualquer mosquito que se lembrou de nos deixar ainda mais desconfortáveis. O mesmo se passa com o ato de tomar banho. Como assim, eu vou tomar banho e logo de seguida já estou a transpirar? Para não dizer que ninguém gosta de tomar banho com água fria mesmo que estejam 40ºC na rua.

Férias. Vivo no interior, que já tem temperaturas altas. Porquê passar férias num sítio onde faz ainda mais calor? Porque realmente é uma coisa mesmo muito agradável, não é? Vais de férias para um sítio quente, onde não tens onde te refrescar e é suposto ficares mais leve. Viajas, mas não podes ir visitar o local, porque não é agradável desfalecer debaixo de um sol escaldante. Ou seja, vais de férias, mas tens de ficar fechado na mesma… ou ir para a praia (mais tórrida ainda).

E quando se vive numa zona rural onde a agricultura é um complemento ao emprego principal?! Pois aí, o verão é ainda mais triste. Não se pode ir à piscina, porque ao final da tarde temos de ir para a horta colher as sementeiras ou regar as que sobram. Ou, quando se atinge a maioridade e temos de trabalhar no verão para fazer face às despesas, deixamos de ter verão e passamos a fazer o verão dos outros. Por tudo isto e muito mais: odeio o verão!

Texto: Inês Quintas
Foto: Ethan Robertson | Unsplash