Politécnico de Leiria junta estudantes para criarem projetos inclusivos na Hackathon 100% IN

A cantina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão acolheu, a 5 e 6 de maio, a segunda edição do evento Hackathon 100% IN, no qual várias equipas foram desafiadas a encontrar soluções em contextos de inovação social, tecnológica e de criatividade. Os resultados que os vários grupos alcançaram podem ser aplicados em contexto real.

Com o prazo de 24 horas, a atividade propunha que as equipas de estudantes articulassem as suas competências para responder a diferentes desafios de forma criativa e com foco na inclusão. Para Miguel Jerónimo, pró-presidente do Politécnico de Leiria, o evento destaca-se por “proporcionar aos estudantes uma experiência diferente na procura de soluções para os seus colegas com necessidades específicas”.

As expetativas para a edição de 2022 eram altas, não só pela qualidade dos resultados do evento anterior, mas porque a fase da pandemia permitiu um bom ambiente para a concretização do projeto.

O encontro contou com a presença de estudantes de diversos cursos do Politécnico de Leiria, que foram convidados a sair da sua zona de conforto e a contactar com diferentes métodos de trabalho. Uma das participantes, do curso de Comunicação e Media, referiu que estava a por em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.

No global, o balanço foi positivo e o evento agradou aos estudantes, que o consideraram uma experiência interessante e desafiante. Além da importância das aprendizagens, houve quem destacasse as infraestruturas e o acompanhamento prestado às equipas.

Apesar se tratar de uma competição, a iniciativa teve vários momentos de animação, como a oferta de lanches saudáveis, por parte do curso de Dietética e Nutrição, ou a sessão de alongamentos e exercícios, promovida por docente de Desporto e Bem-Estar.

A maratona de ideias terminou com a apresentação de soluções dos vários grupos e a atribuição de prémios nas categorias de Comunicação, Acessibilidade Física e Informática e Tecnologia.

Texto e foto: Inês Costa | Nicole Santos | Tiffany Sérgio