Cibersegurança em destaque nas Corporate Talks na ESTG

A 3.ª sessão das Corporate Talks decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico de Leiria, no dia 16 de maio, com a participação especial da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, representada por Henrique Carvalho, e de Carlos Rabadão, docente do curso de Engenharia Informática. O tema em destaque foi a Cibersegurança e a Segurança da Informação, evidenciando a sua importância tanto nas empresas como no dia a dia da sociedade.

O impacto da pandemia na proteção de dados foi um dos tópicos abordados. Durante esta fase, verificou-se o aumento de registos de ameaças e ciberataques, numa tendência que parece crescente. “Hoje em dia os ciberataques representam 1% do PIB mundial e a previsão que temos para 2025 é que represente 15%”, referiu Fernando Amaral, do Sendys Group.

Foi também feito o retrato de Portugal no que respeita à cibersegurança, tendo sido divulgado que apenas três empresas têm o certificado ISO 27001, norma internacional para a gestão da segurança da informação. Trata-se de um dado alarmante, visto que, em apenas 24 horas, uma empresa pode sofrer milhares de ataques. A justificação discutida para a baixa adesão das empresas nacionais a estratégias de segurança da informação foi a falta de conhecimento e sensibilidade para os perigos deste contexto.

Para a Viseeon, uma das empresas que participaram na conferência, a proteção de dados dos clientes é uma preocupação e tem já algumas medidas implementadas. “Em relação aos dados pessoais, nós procuramos uma série de medidas, sobretudo medidas comportamentais, como testes de intrusão ou internet que não partilhamos”, refere José Pedro Farinha, representante da marca.

Apesar de direcionados para o mercado empresarial, os debates incluíram dicas para proteção de dados pessoais, como o uso do double authenticator e de cartões de débito único no MB WAY quando se efetuam compras online. Trata-se de estratégias simples, mas que permitem aumentar a segurança ao utilizar a internet.

O evento insere-se no conjunto das Corporate Talks, um road-show de conversas sobre literacia económica, que reúne empresas de diversas áreas, por todo o país, como a Fidelidade, o Novo Banco, o Sendys Group e Viseeon Portugal. A iniciativa tem como objetivo educar empresas e estudantes para a literacia financeira e para o mercado empresarial. A moderação fica a cargo de Camilo Lourenço, jornalista especialista em Economia e representante do canal “Cor do Dinheiro”.

Texto e foto: Ana Beatriz Antunes | Ana Carolina Gonçalves | Catarina Gonçalves | Ema Marques