Desafios Matemáticos e Matematrix na ESECS

A ESECS voltou a organizar as provas finais das competições Desafios Matemáticos e Matematrix, no dia 11 de maio, com a participação de 2830 alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Organizadas em parceria com a Associação de Professores de Matemática (APM), ambas as iniciativas têm como objetivo estimular a aprendizagem da Matemática de forma divertida, através da resolução de problemas.

Os Desafios Matemáticos tiveram início em 2000, no Ano Mundial da Matemática. Inicialmente, apenas incluíam crianças do 4.º ano do distrito de Leiria, mas, em 2014, a competição foi aberta aos alunos do 5.º e 6.º anos. “Havia um interesse muito grande em dar continuidade ao que os alunos já faziam no 4.º ano”, refere Dina Tavares, uma das docentes da comissão organizadora das iniciativas.

O concurso divide-se em duas provas escritas, de resolução de desafios matemáticos, que os alunos realizam individualmente. Marina Rodrigues, outra docente da organização, destaca a importância que professores e famílias dão ao evento, ao verem a participação dos mais novos como “uma coisa de grande responsabilidade”. Ainda assim, o mais importante é a componente lúdica enquanto se lida com os desafios. “O objetivo não é identificar o melhor, é que todos desenvolvam a sua comunicação e raciocinem para resolver os problemas”, esclarece Dina Tavares.

O Matematrix é um concurso online que promove a aprendizagem de matemática através do uso de novas tecnologias na sala de aula. “O grande desafio do concurso Matematrix é o facto de ter de se responder em grupo, ter de partilhar ideias, ter de procurar a solução por um desenho ou um esquema ou uma tabela, em conjunto”, refere Dina Tavares.

Mesmo após a interrupção dos eventos durante dois anos, devido à pandemia de Covid-19, a motivação das crianças nas finais das competições não diminuiu. “Estavam todos felizes, todos excitados, todos barulhentos, foi muito entusiasmante”, comenta Marina Rodrigues.

Texto e foto: Helena Sá | Maria Lopes | Marta Silva | Pedro Batista