Reconhecer conquistas de estudantes-atletas

Num palco, vinte pessoas posam para a fotografia. Dezoito seguram uma placa com distinções, atribuídas aos melhores atletas na Gala do Desporto.

A 18.ª Gala do Desporto do Politécnico de Leiria teve lugar no auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no passado dia 14 de dezembro. Na cerimónia, foi reconhecido o mérito desportivo dos estudantes-atletas da instituição no ano letivo de 2021/2022.

A gala foi conduzida por Márcio Menino, antigo estudante do Politécnico de Leiria, que vincou a ideia de que “o desporto, mais do que uma prática, cria valores”. Ao palco, subiram Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Palheira, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, e Beatriz Leandro, vice-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Carlos Rabadão refere que o reconhecimento público de estudantes-atletas é o principal objetivo da realização do evento. “É bom eles serem reconhecidos pelo seu trabalho e esforço”, menciona, acrescentando que a conciliação entre a vida de estudante e de atleta “obriga a disciplina e organização”.

No evento foram entregues prémios nas categorias “Fair Play”, “Mérito Desportivo”, “Campeões Nacionais”, “Treinador do Ano”, “Atleta Revelação” e “Atleta do Ano do Politécnico de Leiria”. Cátia Pereira, atleta na modalidade de atletismo, foi uma das premiadas. “É importante para reconhecer o trabalho que fazemos ao longo do ano”, refere a estudante-atleta, em relação ao prémio recebido.

Apesar da dificuldade que muitos sentem em conciliar a vida académica com a desportiva, Bárbara Ferreira, vencedora do prémio “Atleta do Ano”, destaca a enorme importância do “apoio emocional” que influencia bastante a saúde psicológica de um estudante-atleta. Sublinha ainda o desempenho de toda a equipa do Departamento de Desporto do Politécnico de Leiria, que permite aos atletas atingirem as suas conquistas, motivando-os a querer sempre mais. Outro premiado, Tiago Pereira, da modalidade de futsal, mencionou as “boas condições de logística” que a instituição oferece aos estudantes, desde o alojamento até ao apoio das próprias equipas técnicas.

Cândida Bairrada, coordenadora técnica do Setor de Desporto dos Serviços de Ação Social, destacou a temporada de conquistas: “A época de 2021-2022 foi uma época repleta de excelentes resultados desportivos, como pudemos assistir”.

O trabalho da coordenadora foi enaltecido pelo grupo de estudantes-atletas, que vincaram a sua dedicação. “Ninguém tem a noção do que ela representa para os estudantes e o que faz por nós”, referem os jovens.

Texto e foto: Margarida Fonseca | Rebeca Martins