Equipa de hóquei em patins sagra-se campeã nacional

Equipa de hóquei em patins do Politécnico de Leiria celebra em grupo a conquista do primeiro lugar. Ao centro, o jogador capitão da equipa ergue a taça.

A equipa masculina de hóquei em patins do Politécnico de Leiria subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Nacional Universitário, evento organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), entre os dias 3 e 5 de abril, em Viana do Castelo.

Estiveram em competição seis equipas de várias instituições de ensino superior e o sorteio ditou que o Politécnico de Leiria defrontasse a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a da Universidade Nova (NOVA), saindo vitorioso de ambos os jogos. Na final, encontrou novamente a NOVA, que derrotou por 5-1, numa vitória histórica, sagrando-se pela primeira vez campeão nacional da modalidade.

A equipa mostra-se satisfeita pelo trabalho desenvolvido ao longo da época, que culminou no resultado obtido. “Tem sido uma temporada difícil e longa, mas com trabalho têm-se alcançado alguns objetivos. Não é propriamente fácil, mas também não é difícil se quisermos que ambas as partes resultem”, explica Francisco Beirante, um dos estudantes-atletas da equipa. Francisco Beirante considera que a sensação de ser campeão foi “ótima” e aponta o ingrediente que contribuiu para a conquista do título: “Tínhamos um espírito de equipa excelente e foi isso que nos fez sair de Viana do Castelo vitoriosos”.

A fechar o pódio, o coletivo da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) conseguiu a medalha de bronze.

Na competição participaram ainda as equipas da Associação Académica de Coimbra (AAC) e da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

Texto: Alexandra Rodrigues | Lia Domingues