Politécnico de Leiria participa nas comemorações do Dia da Europa

Imagem promocional do Dia da Europa em Leiria. Ao centro, uma foto do centro da cidade, com o castelo no alto. No canto superior esquerdo, o título Dia da Europa, a azul, e a indicação da data 23 de maio de 2023 - Leiria a aamarelo. No canto superior direito, os logótipos da União Europeia e da Câmara Municipal de Leiria.

O Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, é um evento organizado pela Comissão Europeia e que, este ano, pela primeira vez, tem lugar em Leiria. O Politécnico de Leiria é parceiro na criação do programa de atividades que decorre entre as 14 e as 19 horas no Largo de São Pedro e no Castelo de Leiria.

O desafio foi lançado ao Politécnico de Leiria com o objetivo de sensibilizar o público mais jovem para os desafios que, ainda hoje, a integração europeia coloca e para a necessidade de uma cidadania mais participativa. Graça Poças Santos, vice-presidente do Politécnico de Leiria, reconhece que esta colaboração com a Comissão Europeia é “uma grande oportunidade” de afirmação do Instituto como “instituição de ensino superior de qualidade capaz de responder às solicitações”.

O programa de atividades pretende realçar a importância dos valores da União Europeia e foi desenvolvido a partir da articulação com as atividades curriculares e com o envolvimento da comunidade académica. “Aqui trabalhamos para a excelência e isso só é possível com a colaboração entre escolas, com os professores, competentes e empenhados, que aderiram logo a este convite, e com a ajuda preciosa dos nossos estudantes, que estão bastante motivados”, reforça a vice-presidente.

Para além da participação na organização do dia, entre as propostas desenvolvidas pelas várias escolas do Politécnico de Leiria destacam-se campanhas de comunicação e de cobertura e produção jornalísticas, exposições, conversas, concurso de debates, oficinas criativas e aulas abertas, explorando temas relacionados com a União Europeia.

É a segunda vez que as comemorações do Dia da Europa são concretizadas fora de Lisboa. Para Graça Poças Santos, “a descentralização deste tipo de comemorações é extremamente importante para dar visibilidade às atividades que se podem desenvolver em outras partes do território nacional”.

Texto: Dara Rodrigues | Dayane Martins