Politécnico de Leiria recebe Colóquio de Gestão de Tendências e da Cultura

Vista superior de uma mesa com post-its coloridos, canetas de cor, um copo de café e um telemóvel distribuídos pela superfície. Em baixo, vê-se um pedaço de um caderno anotado.

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) recebeu o II Colóquio Internacional de Gestão de Tendências e da Cultura, nos dias 19 e 20 de maio. Numa organização liderada por William Afonso Cantú, docente da ESECS, e Nelson Pinheiro Gomes, docente da FLUL, o evento contou com 12 convidados no comité científico, entre eles Janiene Santos, da Maryville University of Saint Louis, e Suzana Cohen, do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

“O Trends and Culture Management Colloquium é um projeto internacional, híbrido, que procura trazer especialistas, investigadores, professores e profissionais para conversar, discutir e apresentar trabalhos das mais diversas áreas”, informa William Cantú. O encontro deste ano teve como tema “Responsive Education” e deu origem à troca de ideias entre líderes do setor e especialistas de comunicação. Neste evento, foram exploradas as novas tendências que moldam os diversos setores da sociedade e que têm impacto a vários níveis. “Através das tendências conseguimos ser mais relevantes e criativos e eu considero esse conhecimento essencial a qualquer profissional dos dias de hoje, ainda mais num contexto de tanta mudança e volatilidade, como ouvimos falar continuamente”, explica William Cantú. Além das comunicações, o programa também incluiu oficinas que tiveram um balanço positivo. “No segundo dia do evento tivemos dois workshops no Laboratório de Pensamento Complexo da ESECS e foi fantástico”, referiu o docente.

Ao longo dos dois dias, a atividade científica reuniu participantes de diversos países como o Chile, Holanda e EUA, incluindo académicos, investigadores e diversos profissionais, num programa a que também aderiu a comunidade em geral.

Monica Veeger, docente da Fontys – University of Applied Sciences, na Holanda, foi a keynote speaker. Com vasta experiência profissional no meio académico, abordou na sua comunicação, de forma aprofundada, a temática da investigação de tendências na área do ensino superior.

O futuro do colóquio está assegurado e parece promissor. “Agora estamos no mapa dos Estudos de Tendências a nível mundial, o que é sempre muito positivo”, aponta William Cantú. Para o ano, a edição será numa diferente instituição de ensino superior, contudo a ESECS irá estar envolvida na organização. “Não quero dar mais spoilers, as novidades vêm aí”, conclui o professor.

Texto: Guilherme Ramalhete | Marta Pereira | Nicole Santos