A Porta abre a Rua Direita à comunidade

A Porta abre-se de dia 11 a 18 de junho na Rua Direita, em Leiria. O festival de cultura, arte e música regressa à cidade para a 8.ª edição, com um programa para todas as idades.

O evento divide-se em várias vertentes. A Portinha integra as atividades infantojuvenis, feitas a pensar nos mais pequenos e famílias, as 1001 Portas encaixam todas as atuações e instalações e o transPORTA-te promete levar pessoas para fora do centro histórico, para um destino secreto. Para completar este programa existem jantares temáticos, onde alguém abre a porta de sua casa a pessoas desconhecidas que, sem saber nenhum detalhe sobre o tipo de comida, se inscreveram para uma refeição cozinhada por um chef.

Este ano o festival abre uma nova porta: A rua que se quer tem o intuito de recolher sugestões para a dinamização da Rua Direita, através da participação dos leirienses nas redes sociais.

O festival contou com a sua primeira edição em 2015, e, atualmente, continua a atrair um público vasto. Mariana Lois, programadora do festival, explica que A Porta “surgiu com a vontade de algumas pessoas de Leiria em trazer atividades e concertos que achavam que não viriam de outra forma, e abrir as portas que estavam fechadas há muito tempo”.

Um dos principais objetivos é dar visibilidade a espaços e a artistas que não sejam do conhecimento geral. “Gostamos de trazer artistas e atividades que, se calhar, se não fosse o festival, não teriam espaço e oportunidades”, relata Mariana Lois.

Nesta 8.ª edição o público pode contar com algumas surpresas, uma vez que este ano o festival apostou em novas atividades e novos espaços. “Um programa um bocadinho diferente, se calhar mais vasto, mas sempre a pensar nesta premissa de querermos trazer o que normalmente não viria”, conclui a programadora do festival.

Texto: Helena Sá | Maria Inês Lopes | Pedro Batista
Vídeo: Festival A Porta | YouTube oficial