Rafael Vieira: O podcaster que abre portas para o futuro

Rafael Vieira, podcaster, fala ao microfone, sentado numa cadeira, de frente. Usa auscultadores, tem barba e veste uma camisola cinza. Atrás de si, uma estante com livros e uma capa académica.

Diretamente de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, Rafael Vieira, de 25 anos, é engenheiro informático e criador de conteúdos para a internet. Em março de 2020, criou o Podcast Universitário, um canal para ajudar futuros e atuais estudantes em diretos no YouTube. Quem assiste tem a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas diretamente com estudantes dos cursos. Além disso, aborda outros temas, como os programas de mobilidade Erasmus ou dicas de sobrevivência para a época de exames.

Para o processo de seleção de temáticas, Rafael conta com as sugestões do público ou define-as de acordo com o período escolar que se atravessa. Já quanto aos convidados, o engenheiro informático refere que são escolhidos “à sorte, são as pessoas que respondem às mensagens. Felizmente, já são mais de 300 convidados de várias instituições e já há pessoas que se oferecem para vir”.

Com paixão de comunicar na área do marketing, dos negócios e do empreendedorismo, Rafael Vieira afirma que sempre quis ter um projeto seu, surgindo a ideia de “tentar ajudar” quem está ou quer estar integrado no ensino superior, através de “conversas com estudantes de diferentes formações que deixam o seu testemunho”.

Do retorno que chega até Rafael Vieira, destaca-se o que vem do público que decide o seu curso depois de ouvir o podcast. A audiência vai dos mais velhos aos mais novos, assume o podcaster, acrescentando ainda que são os próprios pais a incentivarem os filhos a escutar o programa para os ajudar a escolher o seu percurso de formação superior.

A possibilidade de ajudar outros motivou a criação do podcast, mas Rafael Vieira assume que apenas é possível continuá-lo porque gosta do que faz. “Estou cá para ajudar e entreter, gosto de me divertir, porque, se não, também não o fazia”, declara.

Admite que o mundo do empreendedorismo nem sempre é fácil e que tem desafios próprios. A trabalhar neste projeto há três anos, afirma que, mesmo com “muita pressão envolvida, dias mais difíceis do que outros e muita coisa para gerir”, não abre mão de todo o trabalho já construído.

Rafael conta ainda que um dos principais objetivos no futuro é viver apenas do podcast, fazer crescer a equipa, mas também conseguir proporcionar-lhes um ordenado, “para conseguir continuar a fazer mais e mais”. Além disso, desvenda que ao longo destes meses está a realizar vários projetos que irá divulgar ao público nos próximos tempos.

Texto: Ana Beatriz Antunes | Beatriz Conceição | Constança Vieira | Jéssica Lourenço