Close: Uma amizade interrompida

Frame do filme Close. Dois meninos com os braços cruzandos em cima de uma mesa em sala de aula.

Close é uma longa-metragem belga, que teve a sua estreia no festival de cinema de Cannes em 26 de maio de 2022, da qual saiu aclamada pela crítica e vencedora do Grand Prix (o segundo prémio do evento) atribuído pelo júri do festival. A obra foi realizada pelo cineasta e guionista belga Lukas Dhont e é uma coprodução francesa e dos Países Baixos.

As cenas decorrem numa área rural não especificada e a história gira em torno da amizade entre dois adolescentes que é subitamente interrompida. Léo e Rémi, de 13 anos, passam o verão juntos e desenvolvem uma amizade íntima e inocente que transparece na cumplicidade que têm entre si e pelas suas famílias. Estes afetos são testemunháveis através das corridas no meio de flores coloridas, conversas na cama, olhares de admiração e a passagem de muito tempo de qualidade com a família.

Quando o ano letivo começa, a amizade entre os dois é questionada diversas vezes pelos colegas, que sugerem a existência de um relacionamento amoroso. Por consequência, são alvo de comentários depreciativos por parte dos outros alunos.

Para evitar estes constrangimentos e comentários intrusivos, Léo afasta-se do amigo, o que desestabiliza a ligação e resulta no acontecimento mais marcante do filme, o desaparecimento de Rémi, que leva o amigo a procurar conforto ou até remissão do sentimento de culpa com a sua mãe.

A narrativa do filme alterna entre o ambiente escolar e o doméstico e rural e conta com a presença de atores como Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne, Léa Drucker, Kevin Janssens, Igor Van Dessel e Marc Weiss.

O filme é profundamente dramático e aborda pontos importantes, como a responsabilidade afetiva e o preconceito. Explora também o estereótipo da masculinidade e demonstra, de certa forma, a culpa que decorre dos comportamentos que temos para agradar às outras pessoas.

A longa-metragem promove uma reflexão sobre a perda da inocência e sobre a influência dos outros. Passa também por uma análise das consequências da homofobia e da expectativa da sociedade, deixando uma lição importante acerca do compromisso, da empatia e do preconceito social em relação a amizades íntimas de adolescentes do mesmo sexo.

Texto: Carina Subtil | Daniela Oliveira | Ely Costa