Amantes de livros reúnem-se “Entre Palavras”

Conjunto de seis participantes do encontro Entre Palavras sentados a uma mesa. O grupo é composto por cinco mulheres e um homem. Uma das mulheres, ao centro, fala para um microfone que tem na mão.

“Entre Palavras” foi o evento que no dia 5 de outubro reuniu, em Leiria, criadores de conteúdo literário em plataformas digitais, oriundos dos vários cantos de Portugal.

Na cidade que recebe o “Entremuralhas” e “Extramuralhas”, nasceu o “Entre Palavras”, um encontro literário criado e planeado por Ana Lopes, também conhecida como The Phoenix Flight nas redes sociais. A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira recebeu 63 participantes e espetadores para um programa que incluiu convívio entre os convidados, uma exposição de peças de artesanato e alguns debates a respeito do trabalho de bookfluencer, título que Dora Santos Marques, uma das oradoras do evento, usa para descrever a atividade.

Para dar início ao dia, Sílvia Reis e Sofia Lima, representantes das editoras Gradiva e Bertrand Editora, respetivamente, abriram a conversa sobre o tema “Compreender o mundo das parcerias”. Estiveram em foco os critérios na seleção de livros para distribuição, o que acontece com os livros recusados pelos criadores de conteúdos literários, em que consistem as parcerias e de que forma são feitas. Ana Lopes, criadora do evento e moderadora do debate, considera menos interessantes as parcerias tradicionais “em que se estabelece um acordo e a editora vai enviando as novidades à medida que saem”. “A ideia por trás de uma parceria é sempre de uma relação simbiótica, em que ambos saem a ganhar: eu não gastei dinheiro num livro que já iria ler e comprar e a editora acaba por ter alguém a falar do livro e a fazer chegar a mais leitores”, explica.

O segundo painel do evento iniciou-se na parte da tarde com cinco criadores de conteúdo digital literário, onde cada um representou uma plataforma diferente. As intervenções foram feitas por Maria João Diogo a representar os blogues, Cátia Marques a representar os podcasts, Dora Santos Marques a representar o YouTube, “Pipo” a representar o Instagram, e Raquel Braga a representar o TikTok. Os oradores exploraram as potencialidades, diferenças e semelhanças entre plataformas para a divulgação de conteúdos literários. Em jeito de conclusão, Ana Lopes reforçou o aspeto complementar das plataformas: “Todas têm vantagens, todas têm desvantagens e cada pessoa sente-se mais à vontade em algumas delas”.

Por fim, Raquel Braga, também conhecida nas redes sociais como Kelly Library, comenta a relevância que o evento teve para si e em como reteve um dos principais conselhos dos restantes participantes: “Não ter tanta pressão com as parcerias, pois os bookfluencers não estão a receber um ordenado, ou seja, não têm de ter prazos para ler os livros”.

Texto e foto: Alexia Vieira | Beatriz Silva | Daniela Oliveira | Ely Costa | Mariana Fernandes