Estudantes da ESECS transformam comédia e música em donativos

Os estudantes da licenciatura em Relações Humanas e Comunicação Organizacional (RHCO)
realizaram um espetáculo de comédia que teve como objetivo angariar fundos para a Associação
Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC). O evento teve lugar no Auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e contou com a participação de comediantes, docentes e estudantes.

O espetáculo “Relações com Humor” contou com vários momentos de interação com o público durante
a performance da docente Inês Conde, num stand-up sobre os desafios de ser mãe e professora. A tarde incluiu também as atuações musicais de Maísa Nogueira e de Carolina Ligeiro, estudantes do Politécnico de Leiria.

O evento solidário começou a ser planeado na terceira semana de aulas do semestre, na unidade curricular de Organização de Eventos e Protocolo, com quarenta e quatro estudantes a ficar responsáveis pela organização.

O docente Paulo Silva refere que o objetivo sempre foi escolher uma associação local. Os alunos fizeram uma votação nesse sentido, tendo também em conta os parceiros do evento. Sobre a escolha da associação, Maria Inês Veareda, uma das apresentadoras do evento, explicou que não foi possível ficar indiferente às pessoas que a APPC apoia: “São pessoas da nossa idade, mais novas, mais velhas, que não conseguem ter uma vida como nós, então tocou-nos essa parte.”

Paulo Silva acredita que este tipo de iniciativas é sempre uma mais-valia para dar resposta às carências das organizações da sociedade civil. Bruna Eva, estudante responsável pelo marketing do evento, afirma que o facto de fazer parte da área de Relações Humanas motivou os alunos a quererem ajudar outras pessoas. Diana Mirra e Maria Inês, estudantes encarregues da apresentação do evento, acrescentam que estes projetos são uma boa preparação para o mundo do trabalho. Admitem também ter sentido algum nervosismo por lhes ter sido atribuída a responsabilidade de “dar a cara” pela iniciativa.

Com o evento solidário, os estudantes de RHCO angariaram 1200€, montante que vai ser doado na íntegra à APPC Leiria. A angariação dos fundos foi feita através dos patrocínios e da venda de mais de 800 rifas. Joaquim Monteiro, vice-presidente da APPC, afirma que as expectativas para o evento foram superadas e acredita que quem ajuda depois fica com espírito de ajuda. O dirigente tem um filho que nasceu com paralisia cerebral que está a tirar um curso superior. “É possível chegar onde os outros chegam”, garante.

A ação coincidiu com o 30.º aniversário do curso de RHCO, o que Paulo Silva considera ter sido importante para os estudantes: “Foi perfeito para assinalar e deixar uma marca enquanto finalistas.”

Texto: Carina Subtil | Dara Rodrigues | Dayane Martins | Larissa Waite | Mariana Vilalba