Politécnico de Leiria presente em mais um ano de competições

O novo ano letivo marca também o início da época desportiva para os estudantes-atletas do Politécnico de Leiria, que voltam a participar nas provas nacionais universitárias em várias modalidades.

Até dia 31 de dezembro, as equipas do IPLeiria vão competir em seis provas: nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Ginástica Trampolins, de Ginástica Artística, de Natação Piscina Curta e nas Primeiras Jornadas Concentradas de Futsal Feminino, de Futsal Masculino e de Voleibol Feminino.

Cândida Bairrada, responsável pelo setor de desporto do Politécnico de Leiria, revelou que a adesão às modalidades tem corrido dentro do normal e tem vindo a aumentar de semana para semana, não sendo possível definir, à altura, o número exato de atletas em competição. O voleibol e o andebol apresentam-se como as modalidades com mais inscritos, no extremo oposto estão o hóquei em patins e a tripela. A responsável acredita que este vai ser um ano capaz de superar as expectativas da anterior época desportiva.

No futsal masculino, Hélder Silva, treinador da equipa, mostra-se confiante quanto ao desempenho nas competições deste ano, traçando como objetivo alcançar a fase final, algo que escapou na época passada. “Surgiram novos atletas com qualidade e que nos dão boas perspetivas para que a médio prazo possamos estar nas fases finais mais uma vez”, refere o treinador.

Bruno Costa, treinador da equipa feminina de futsal, defende que a pretensão é mudar a história do ano passado, em que a segunda etapa de competições não correu conforme previsto, por não terem equipa completa. “Iremos trabalhar no sentido de orgulhar o Politécnico em 2023/24”, assegura o treinador.

Já cumprida em calendário está a primeira prova de andebol masculino da época, que decorreu nos dias 30 e 31 de outubro, na qual a equipa leiriense não conseguiu vencer nenhuma das três partidas. “O jogo de dia 31 não correu conforme o expectável, foi um jogo em que não nos conseguimos encontrar”, explica o treinador João Cartas. No entanto, é vincada a ambição de fazer melhor nas próximas provas. “Esperamos alcançar o apuramento das equipas femininas para o campeonato europeu”.

Texto: Catarina Rodrigues | India Ferro | Lia Domingues | Mariana Bagulho | Solange Silva
Foto: Pascal SwierUnsplash