Ocean Hackathon chega à costa de Portugal

O Ocean Hackathon “dá à costa” portuguesa entre os dias 17 e 19 de novembro. A 8.ª edição do evento realiza-se, pela primeira vez no país, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche.

Durante 48 horas ininterruptas, 15 cidades à volta do mundo receberão a competição, onde as equipas participantes competem, simultaneamente, nas respetivas localidades, com o objetivo de garantir lugar na grande final, em França, no dia 19 de dezembro.

Todas as equipas têm de apresentar uma solução para um dos quatro desafios propostos, dentro dos temas da poluição/reciclagem, turismo e biodiversidade. O protótipo de cada equipa será construído com base em múltiplos dados, públicos ou privados, acessíveis através do apoio da organização.

Os participantes vão integrar equipas multidisciplinares, desenvolvendo todos os aspetos do trabalho e contactando com especialistas nas respetivas áreas. Celso Alves, investigador na ESTM e colaborador do
evento, considera-o “muito interessante, especialmente para quem está a iniciar o seu percurso”, acrescentando que é um desafio que “exige proatividade e capacidade para sair da zona de conforto”.

Criado pelo Campus Mondial de la Mer, organizado pelo Polo de Peniche do Hub Azul-Smart Ocean e em parceria com o Politécnico, Município de Peniche e o MARE-StartUP, o Ocean Hackathon visa, no entender de Celso Alves, “criar uma comunidade de partes interessadas em ciência e tecnologia do mar e promover a inovação” para dar resposta a questões desses temas, sendo um evento “importante no processo de internacionalização da marca do Politécnico de Leiria”.

Texto: Alexandre Cordeiro | Ana Reis | Carina Silva | Mariana Gonçalves
Foto: Jason Goodman | Unsplash