Elemental: O poder dos Elementos

Frame do filme Elemental. Na imagem, ao centro, estão duas personagens com forma semi-humana: uma delas assemelha-se a uma gota de água, com uma camisola roxa, e outra assemelha-se a uma chama, com um vestido preto.

Elemental é um filme de animação norte-americano produzido pela Walt Disney Animation Studio e Pixar Animation Studios e realizado por Peter Sohn. Esta animação fala sobre a amizade de Chispa, uma jovem temperamental, e Nilo, um jovem calmo e sensível. As duas personagens são totalmente opostas e vivem em realidades diferentes: de um lado temos Nilo, que cresceu num meio privilegiado e nunca soube como é estar numa realidade diferente da sua; de outro lado temos Chispa, que cresceu a ver os seus pais esforçarem-se para sustentar o seu negócio e combater o preconceito de que foram alvo por serem imigrantes. Esta amizade vai fazer com que Chispa questione as suas crenças e o mundo em que vive.

No filme, o senhor Candeias e a sua mulher Cinza mudam-se para a cidade Elementos. Neste local, a água, a terra, o ar e o fogo vivem em conjunto, mas há um domínio do elemento água. Ao migrarem para aqui, a família teve de enfrentar desafios de adaptação, pois os restantes elementos faziam-nos constantemente sentir que estavam num lugar onde não pertenciam. De modo a tentar combater este preconceito, a família criou um espaço e uma loja de conveniência para que mais personagens do elemento fogo se sentissem acolhidos.

Lançado em 2023, o filme tem um ambiente inspirado na cidade de Nova Iorque, onde o realizador nasceu e passou a infância, mas em particular na região de Ellis Island e na Estátua da Liberdade. Peter Sohn cresceu no seio de uma família de imigrantes e tenta, na sua obra, transmitir a experiência e os desafios de sair do país de origem e ir em busca de um sonho para ter melhores condições de vida. “A ideia de um lugar de esperança onde todos são bem-vindos foi importante”, disse o realizador no documentário “Boa Química”, ao descrever o filme. O realizador Sohn utilizou muitas referências a aspetos da sua vida. Tal como o senhor Candeias, o seu pai também era proprietário de uma loja de
conveniência, que um dia esperava poder deixar como herança aos filhos.

A longa-metragem celebra a beleza das diferenças e transmite que não existem problemas em contactarmos com outras culturas ou com seres com características diferentes das nossas. A prova disso é que, no final do filme, mesmo parecendo impossível, a Chispa e o Nilo acabam por se abraçar e mostram que a água nem sempre apaga o fogo, porque o amor é uma reação química.

Texto: Carina Subtil | Dara Rodrigues | Dayane Martins | Larissa Waite | Mariana Vilalba