Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes

The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes trata-se da adaptação do livro, com o mesmo título, da autora Suzanne Collins, realizado por Francis Lawrence, produzido por Nina Jacobson e distribuído pela Lionsgate Films.

A narrativa do filme acontece 64 anos antes da história de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), a heroína dos primeiros livros e filmes da saga. A Balada dos Pássaros e das Serpentes aprofunda a história de Coriolanus Snow, o temível futuro presidente de Panem, durante o período da 10.ª edição dos Jogos da Fome, num momento em que a sua família enfrenta uma grande crise de estatuto social, vendo nele a única salvação para o bom nome.

O objetivo da prequela é apresentar às audiências uma faceta de Snow que até então era desconhecida, bem como mostrar Panem e os jogos do seu ponto de vista. No filme, o jovem Coriolanus, interpretado por Tom Blyth, aceita, reticente, a missão de se tornar mentor da jovem Lucy Gray Baird (interpretada por Rachel Zegler), representante do Distrito 12, o mais pobre de todos os de Panem. Esta é uma união que, apesar de imprevista, é entendida pelo jovem como uma situação que favorecerá os dois e que permitirá voltar a elevar o nome da família Snow aos olhos da alta sociedade. A inteligência e sensibilidade de Lucy cativam não só o público, mas também Coriolanus, que se apaixona por ela no decorrer da competição e fica perante o dilema entre seguir os seus instintos tiranos e os seus sentimentos.

The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes passa-se num cenário diferente dos demais filmes, apesar de manter sempre a essência e a conexão visual entre todos os produtos da franquia. Nina Jacobson, produtora da longa-metragem, conta, em entrevista à imprensa especializada, que o objetivo era desconstruir os Jogos e voltar atrás no tempo para acompanhar a sua evolução, através de mudanças na paisagem e na arena, mostrando ao público uma parte da linha temporal desconhecida.

As filmagens ocorreram exclusivamente na Europa, tendo sido Berlim o cenário principal, mas contando também com cenas gravadas em outras zonas da Alemanha e Polónia. A rodagem durou cerca de 17 semanas entre julho e novembro de 2022.

Para além de Tom Blyth e Rachel Zegler, o filme, estreado a 16 de novembro, conta também com a presença de Hunter Schafer, Viola Davis, Dexter Sol Ansell, Joshua Kantara, Clemens Schick e Rosa Gotzler.

Texto: Alexandre Cordeiro | Ana Reis | Carina Silva | Mariana Gonçalves