Politécnico de Leiria com balanço positivo nas fases de apuramento

Jogadoras da equipa de futsal feminino do Politécnico de Leiria faz uma roda, com os elementos abraçados. Vestem uma camisola amarela e calções negros. No centro, apenas uma jogadora se veste de forma diferente, com a camisola branca e os calções negros. É a guarda-redes.

A conclusão do primeiro semestre surge num período que já permite fazer um balanço do desempenho desportivo das equipas do Politécnico de Leiria na fase de apuramento do Campeonato Nacional Universitário (CNU). As formações de estudantes-atletas da instituição deram mostras do seu empenho na primeira fase da competição.

A equipa de voleibol feminino, que integra o grupo Sul, tem como objetivo garantir uma das três vagas para disputar a segunda fase da competição. Para já, o cenário é favorável ao coletivo leiriense, que ocupa a terceira posição do grupo, com quatro pontos, e se apresenta motivada para continuar um percurso positivo. “Apesar de não terem competido no ano letivo anterior, a equipa mostra-se empenhada na chegada à segunda fase final”, comenta o treinador José Albino.

No mês de dezembro, estiveram também em competição as modalidades de futsal feminino, nos dias 5 a 7 do respetivo mês em Faro, e de futsal masculino, nos dias 14 e 15 na cidade de Beja. A equipa feminina alcançou três vitórias e um empate, mostrando-se assim otimista para atingir o campeonato final. “Tivemos uma excelente prestação na 1.ª jornada do apuramento para o campeonato nacional, uma competência enorme, as atletas foram excecionais”, afirma o treinador Bruno Costa.

Na vertente masculina, os resultados positivos mantêm-se com duas vitórias nos dois últimos jogos, somando seis pontos, o que demonstra uma melhoria relativamente ao ano anterior, já que a equipa não havia alcançado a fase final. Hélder Silva, treinador de futsal do coletivo masculino, assume: “Estamos a construir um grupo novo e, com isso, precisamos de fazer mais treinos para a próxima jornada, onde vamos realizar três jogos com as equipas que estão nos primeiros lugares.”

O foco está agora nas competições que se vão realizar no próximo mês. O futsal masculino discute nova jornada concentrada nos dias 5 e 6 de fevereiro em Faro, enquanto a equipa feminina defronta as adversárias na Covilhã, entre os dias 19 e 21 desse mês. O coletivo feminino de voleibol desloca-se a Évora para a próxima prova a acontecer entre os dias 22 e 23 de fevereiro.

Texto: Catarina Rodrigues | India Ferro | Lia Domingues | Mariana Bagulho | Solange Silva