A edição de 2024 dos Ciclos de Comunicação trouxe a debate os desafios e potencialidades da Inteligência Artificial (IA) para os contextos mediático e educativo. O evento decorreu a 21 e 22 fevereiro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria e na Livraria Arquivo, e constituiu, segundo a coordenadora da licenciatura em Comunicação e Media, Inês Conde, “um momento de partilha relevante sobre a tecnologia emergente enquanto ameaça e oportunidade”.
Inês Conde considera que a iniciativa “surge enquadrada com o projeto formativo do curso, na medida em que se configura como um contexto laboratorial que permite aos alunos aplicar, testar e desenvolver competências e conhecimentos adquiridos”. Os estudantes de Comunicação e Media têm uma participação ativa na organização do encontro.
Os Ciclos contaram com a presença de 13 oradores especialistas da área, distribuídos por quatro painéis: “Verdade, Mentira e Consequência”, “Educar com Inteligência”, “Conteúdos Inteligentes”, “Inteligência do Futuro”. A tarde de dia 21 de fevereiro abriu com um workshop sobre as ferramentas de verificação de informação online, dando lugar ao primeiro painel, onde foram discutidas as oportunidades e as ameaças da IA, os processos de ensino e de aprendizagem.
O painel “Conteúdos Inteligentes” iniciou os trabalhos no dia 22, com a conversa sobre os desafios e os benefícios da IA para os meios de comunicação. As intervenções dos oradores reforçaram a importância da aposta na adaptação ao novo cenário, na personalização de conteúdos e na diferenciação dos jornalistas em relação às máquinas.
O último painel realizou-se na Livraria Arquivo e foram trocadas algumas ideias sobre os impactos da Inteligência Artificial nos setores criativos. Os convidados refletiram sobre os direitos de autor e a regulação e controlo dos sistemas. Desta sessão saiu reforçada a importância da literacia digital e da educação especificamente dirigida ao uso de sistemas e plataformas de Inteligência Artificial.
No momento de encerramento, Mariana Macedo, finalista de Comunicação e Media, passou a pasta da organização a Mariana Vilalba. A estudante do 2.º ano da mesma licenciatura referiu que “o futuro dos Ciclos será sempre um reflexo do esforço da equipa que os organiza” e reconheceu o trabalho dos colegas organizadores deste ano.
Texto: Daniela Rodrigues | Helena Parracho | Inês Franco | Margarida Madeira
Fotos: Organização dos Ciclos de Comunicação